24 de dezembro de 2025
HUB TECNOLÓGICO

'HIDS é oportunidade para o estado de SP', diz vice de Tarcísio

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Governo de SP
Governador em exercício Felício Ramuth visitou áreas estratégicas de Campinas e reforçou apoio institucional ao distrito de inovação em Barão Geraldo.

O governador em exercício de São Paulo, Felício Ramuth, esteve em Campinas na manhã desta quarta-feira (14) para conhecer de perto as áreas que vão compor o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), projeto que prevê a criação de um distrito de ciência, tecnologia e inovação em Barão Geraldo. A agenda institucional incluiu visitas à Inova Unicamp, ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e ao Instituto de Pesquisas Eldorado, locais que já fazem parte da futura estrutura.

O HIDS ocupará uma área de 11,3 milhões de metros quadrados, integrando universidades, centros de pesquisa e empresas privadas em um mesmo ecossistema de inovação.

"Eu posso dizer que marca essa proximidade ainda maior do governo do Estado, com a Prefeitura, com as instituições de pesquisa, com as universidades, para que a gente possa aqui produzir ainda mais ciência e tecnologia e transformar tudo isso em inovação, que é o que faz a diferença para transformar a vida das pessoas para melhor. Quando a gente transforma ciência, tecnologia e inovação, a gente passa a fazer com que essas ideias possam transformar o dia-a-dia do cidadão comum", destacou Ramuth.

O projeto ainda não tem cronograma de obras definido, mas já possui um planejamento urbanístico elaborado pelo Korean Research Institute for Human Settlement (KRIHS), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O plano prevê uma nova região na cidade, onde será possível morar e trabalhar cercado de inovação e sustentabilidade. A estimativa inicial é que apenas a estrutura viária necessária custe cerca de R$ 200 milhões, com investimentos públicos e privados.

"O que será produzido aqui no HIDS, assim que todas as etapas possam ser concluídas, é a integração de grandes instituições e a oportunidade de se abrir mais espaço a novas, seja empresas, startups ou novos institutos de pesquisa", afirmou o governador em exercício.

O HIDS reunirá estruturas já existentes como o Campus Zeferino Vaz da Unicamp, o Sirius, o CPQD, a PUC-Campinas, o Instituto Eldorado e o Global Tech, que abriga empresas como HP, Braskem, Confidence, Venturus e Hitts. O objetivo é impulsionar o crescimento econômico de forma sustentável, promovendo soluções urbanas com base em ciência, tecnologia e inovação. "Uma oportunidade de um desenvolvimento futuro ainda maior para a região de Campinas, mas muito mais do que isso, para o Estado de São Paulo e para o Brasil", reforçou Felício Ramuth.