23 de dezembro de 2025
EM JAÚ

Descarte irregular de lixo causa transtornos na rede de esgoto

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Águas de Jahu
Trabalho de limpeza da rede de esgoto em Jaú

A Águas de Jahu, concessionária do Grupo Águas do Brasil, informou que tem registrado aumento nos transtornos provocados pelo descarte irregular de resíduos nas redes de esgoto de Jaú (47 quilômetros de Bauru). Nas intervenções de limpeza, segundo a empresa, são encontrados latas de cerveja e refrigerante, garrafas Pet, roupas, brinquedos, gordura, entre outros materiais que não deveriam ser lançados na rede. O resultado são tubulações obstruídas, retorno de esgoto para as residências, mau cheiro e risco sanitário para a população.

Levantamento da concessionária mostra que es redes mais afetadas são as responsáveis por coletar e transportar o esgoto dos bairros Quinta da Colina, Residencial Bela Vista e Jardim Bela Vista (SBT). Para a gerente de Operações da Águas de Jahu, Thais Quevedo, o problema começa dentro de casa e pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

"A rede de esgoto foi dimensionada para receber apenas o esgoto doméstico, ou seja, resíduos líquidos do uso cotidiano. Quando resíduos e objetos diversos são descartados, a tubulação entope e causa o retorno do esgoto para as ruas e até para dentro das casas. Por isso, reforçamos a importância de que cada morador faça a sua parte", declara.

O diretor-executivo da concessionária, Alex Eduardo Jorge Macedo, reforça que o impacto desse descarte irregular vai muito além do que se imagina. "Esse descarte irregular afeta toda a cidade, prejudica o meio ambiente, gera mau cheiro, causa transtornos e compromete a saúde pública. Precisamos do apoio da comunidade para mudar essa realidade", diz.

Em caso de entupimentos ou extravasamentos, a população pode entrar em contato com a empresa por um dos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 97211-8064, 0800 242 4827 ou Aplicativo Cliente Águas.