13 de julho de 2025
Logo Header
GOLPE

Idosa de 74 anos e mais um são presos por fraudes contra INSS

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Capa da Notícia
Idosa usava aparência frágil para sacar benefícios de forma ilegal em Hortolândia; Polícia Federal investiga desdobramentos em outras cidades da RMC.

Uma operação da Força Tática da Polícia Militar prendeu dois suspeitos de envolvimento em um esquema de fraudes contra o INSS, na noite desta segunda-feira (12), em Hortolândia. Entre os detidos está uma idosa de 74 anos, apontada como responsável por realizar os saques indevidos de benefícios sociais, usando sua aparência frágil para não levantar suspeitas.

A ação começou após uma equipe da PM atender a uma denúncia de desaparecimento, mas os policiais perceberam uma movimentação suspeita dentro da residência. Um dos suspeitos tentou fugir pelo telhado, mas foi detido após cerco policial. Ele confessou aos agentes que havia materiais ilegais no imóvel.

No local, foram apreendidos computadores ligados, celulares, pen drives, cartões de memória e diversos documentos com dados sensíveis de terceiros. As telas dos computadores exibiam consultas de benefícios sociais e acessos a sistemas de manipulação cadastral. Procurações falsas também foram encontradas.

O homem confessou que o material era utilizado para aplicar golpes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A idosa também foi presa. Ambos possuem antecedentes criminais por estelionato.

Diante da gravidade dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Campinas, que agora conduz as investigações. A PF apura se o esquema fraudulento atuava também em outras cidades da Região Metropolitana de Campinas.