24 de dezembro de 2025
MUDANÇA TEMPORÁRIA

Lençóis abre 2 PAs para atender casos de síndrome gripal e dengue

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Lençóis Paulista
ESF do Monte Azul é uma das unidades que atenderão como PS

Nesta segunda-feira (12), os postos de saúde do Núcleo e Monte Azul, em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru), passaram a operar como unidades de pronto atendimento (PAs) para os casos de síndrome gripal e dengue, tanto no período diurno como no período noturno. Pacientes podem buscar as unidades para atendimento caso apresentem sintomas como febre baixa, coriza, tosse e dor de garganta (síndrome gripal), ou febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas no corpo (dengue).

De acordo com a administração municipal, a mudança é temporária e tem como objetivo absorver a demanda que está aumentando nas últimas semanas, proporcionando um atendimento mais rápido e humanizado, e sem sobrecarregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, que ficará responsável pelos casos de urgência e de emergência.

Com a reorganização da atenção primária, atendimentos de rotina, como grupo de gestantes, puericultura e hiperdia dessas duas unidades foram temporariamente transferidos para outras unidades. Já o atendimento odontológico não sofreu alteração. A vacinação no Monte Azul e Núcleo também foi suspensa por conta da necessidade de remanejamento de equipe.

"Para aprimorarmos a saúde pública, precisamos organizar o atendimento e oferecer alternativas que vão melhorar a vida das pessoas, otimizando os recursos humanos e equipamentos que possuímos", ressaltou o prefeito André Paccola Sasso.

Segundo o secretário de Saúde, o médico Murilo Pavanello, Minas Gerais e Santa Catarina decretaram estado de emergência em razão do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). "Observamos acréscimo de aproximadamente 25% de pacientes na UPA e não desejamos sobrecarregar nossa unidade voltada aos casos de urgência e emergência", diz.