A fumaça branca finalmente apareceu na chaminé da Capela Sistina, no início da tarde desta quinta-feira (8), sinalizando que os cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso e elegeram o novo papa. A decisão foi tomada durante a quarta votação, no segundo dia da assembleia secreta.
Fiéis e turistas reunidos na Praça São Pedro comemoraram com entusiasmo o tradicional sinal visual que anuncia o fim da sede vacante e o início de um novo pontificado. A cena marcou o fim da expectativa iniciada na manhã de terça-feira, quando os 133 cardeais-eleitores se reuniram para eleger o sucessor do último pontífice.
Mais cedo, momentos de confusão tomaram conta do Vaticano, quando uma fumaça inicialmente clara saiu da chaminé, mas logo escureceu, indicando um resultado inconclusivo. A fumaça branca definitiva, porém, dissipou todas as dúvidas ao subir acompanhada pelo repicar dos sinos da Basílica de São Pedro.
Agora, o mundo aguarda a tradicional apresentação do novo papa na sacada central da basílica, quando será pronunciado o famoso “Habemus Papam”, seguido da primeira bênção apostólica do pontífice eleito.