11 de julho de 2025
Logo Header
CRIME AMBIENTAL

PRF prende dupla por tráfico de animal silvestre na Via Dutra

Por Da redação | Jacareí
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PRF
Capa da Notícia
Macaco-prego transportado ilegalmente para São José

Dois homens foram presos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) transportando um macaco-prego em um carro na rodovia Presidente Dutra, em Jacareí. A prisão ocorreu na noite de quarta-feira (7). Os homens também foram detidos por uso de documentação falsa e maus tratos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Por volta de 21h30, a equipe da Unidade Operacional de São José dos Campos da PRF, durante fiscalização de trânsito, abordou o automóvel com os dois homens no km 165 da Dutra, na pista sentido Rio de Janeiro.

Questionados sobre origem, destino e motivo da viagem, eles informaram estarem vindo da zona sul de São Paulo e tinham como destino a cidade de São José.

Durante a fiscalização, os agentes ouviram um ruído no interior do veículo, momento em que foi identificado um animal sendo transportado em uma caixa específica para transporte de animais.

O motorista do veículo alegou que se tratava de um cachorro, no entanto, após verificação, os policiais constataram tratar-se de um macaco-prego (sapajus), espécie nativa de primatas do Brasil e de países na América do Sul.

Posteriormente, o motorista informou que estaria apenas transportando o animal da zona sul de São Paulo para São José. A documentação do animal também era falsificada. A equipe PRF conduziu os ocupantes do veículo até o Departamento de Polícia Civil de Jacareí para apresentação e registro da ocorrência.

Dos fatos ilícitos cometidos, a autoridade policial reconheceu os dois ocupantes do veículo por crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Os documentos adulterados foram apreendidos para perícia e investigações futuras.

O animal ficou sob os cuidados de policiais militares ambientais para posterior encaminhamento à Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José.