Amarelo é a cor que, no semáforo, pede cautela. E esta é a principal mensagem do movimento que, todo mês de maio, lembra às pessoas da responsabilidade de cada uma por um trânsito mais seguro. A iniciativa, criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e abraçada pelo Brasil em 2014, conta com uma programação especial elaborada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), com reforço na fiscalização contra alcoolemia - direção sob o efeito de álcool -, ações voltadas para pedestres, motociclistas e para a conscientização sobre os perigos da velocidade, principal fator de risco no trânsito.
Em Bauru, nesta terça-feira (6), com a parceira da Emdurb e GOT, o pedestre será foco da ação de conscientização "Sinal de Respeito" em dois pontos: 9h às 11h: Contação de História de Trânsito no CEU das Artes e na EMEII Madre Teresa de Calcutá, na Rua Maria José Silveira dos Santos; e 15h às 17h: Bloqueio Educativo na Av. Getúlio Vargas - Quadra 3, em frente ao Supermercado Confiança Max.
"A defesa da vida é uma preocupação constante do Detran-SP, e no Maio Amarelo temos a oportunidade de unir esforços com parceiros que têm o mesmo objetivo que nós: fazer do trânsito um lugar seguro e melhor para todos", diz Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.
Durante a ação educativa voltada aos pedestres, os cidadãos também recebem panfletos informativos e aproveitam o momento para tirar dúvidas ou compartilhar experiências nas ruas.
A ação está alinhada com a campanha "Sinal de Respeito", criada em 2024 pelo Detran-SP como parte de uma nova política pública do Estado de São Paulo, idealizada para mudar a relação de motoristas e pedestres com a faixa. Com foco também na segurança nas vias públicas, o Detran-SP prepara uma programação especial para o Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização pela defesa da vida no trânsito.
Além do Maio Amarelo
No mês passado, a entidade de trânsito bateu um recorde histórico no combate à alcoolemia - direção sob o efeito de álcool - com mais de 66,8 mil motoristas abordados e cerca de 2,3 mil autuados. O Detran-SP também ampliou as fiscalizações no período do Carnaval, com aumento de 37% no número de operações na comparação com o ano passado, evidenciando o caráter fiscalizador do órgão na missão de preservar vidas no trânsito.