24 de dezembro de 2025
PET

Ainda melhor que os melhores amigos

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Já olhou para seu cão e pensou que não o trocaria por ninguém? O papel do companheiro canino vem se mostrando cada vez mais importante para humanos, em algum lugar entre os filhos e os melhores amigos. Novo estudo mostra que tutores consideram seu relacionamento com seus cachorros tão satisfatório ou mais do que as relações com humanos mais próximos. E sentem que seu cão os ama mais.

A pesquisa, publicada na revista "Scientific Reports", recrutou mais de 700 tutores para avaliar o relacionamento entre o humano e o seu cão e outros 4 diferentes tipos de pessoas próximas (filhos, parceiro, parente próximo e melhor amigo). O trabalho observou que relacionamentos humanos fortes são relacionados a laços mais fortes com cães.

"Esperávamos que pessoas com relacionamentos humanos fracos dependessem mais de seus cães para apoio, mas nossos resultados contradizem isso. As pessoas não pareciam usar cães para compensar apoio insuficiente em seus relacionamentos humanos", afirma a coautora Dorottya Ujfalussy, da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria.

A relação com os pets pode ser descrita como uma combinação de aspectos positivos da relação com filhos com a ausência de aspectos negativos da amizade, aliada a alto nível de controle sobre o cão.

"Ao contrário dos relacionamentos humanos, os donos de cães mantêm controle total sobre seus pets, pois tomam a maioria das decisões, contribuindo para a alta satisfação relatada pelos donos. Comparado aos humanos, o relacionamento com cães envolve poucos conflitos", explica o autor sênior Enikö Kubinyi.

MELHOR AMIGO

Você já deve ter ouvido que o cachorro é o melhor amigo do homem. Esses inteligentes e afetuosos animais vêm acompanhando a humanidade há milhares de anos, e sua própria existência parece estar intimamente ligada ao ser humano.

O cão (canis lupus familiaris) é um mamífero pertencente à família dos canídeos, da qual também fazem parte lobos, raposas e chacais, entre outros. É provavelmente o animal domesticado há mais tempo pelo homem.

Origem cinzenta

Cientistas, baseados em estudos e datação de fósseis, acreditam que o cão seja um descendente direto do lobo cinzento. Mas há outras teorias defendendo que ele resulte do cruzamento entre lobos e alguma espécie de chacal.

Entretanto, estudos de DNA sugerem que todos os cães do mundo descendem de alguns lobos cinzentos (Canis lupus) domesticados há pelo menos 15 mil anos, na Ásia ou no Oriente Médio.

Estes animais teriam sido selecionados artificialmente através de gerações, até formarem uma nova subespécie - Canis lupus familiaris. Assim, o lobo - um predador agressivo - teria dado lugar a animais dóceis e obedientes - os cães.

Com o tempo, os cachorros passaram a desempenhar várias funções úteis para o ser humano: ajudar na caça de animais, avisar sobre a presença de predadores, proteger e pastorear rebanhos. Em troca,recebia alimento e companhia.

A partir do Oriente, os cães foram se espalhando pelo mundo. Quando o ser humano migrou para as Américas, levou seu companheiro canino junto. Isso explica por que todas as raças de cachorros fazem parte da mesma espécie, apesar de terem formas, aparências e tamanhos tão diferentes.