23 de dezembro de 2025
BAURU

De coração nordestino, Pedro do Cordel lança primeiro disco

Por Cássia Peres | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Capa por Matheus Gama com registro feito por Bruno Cândido

O jovem apaixonado pela cultura do cangaço, palestrante e criador (aos 13 anos) da primeira biblioteca de cordel de Bauru, dá mais um passo na carreira, aos 19. Pedro do Cordel lança neste mês, em data a ser divulgada, o disco 'Zagaia', seu primeiro trabalho autoral.

Em entrevista ao JC, ele revelou que a produção tem sete faixas. Trata-se de uma mistura entre diversos gêneros, como blues, rock e jazz. Há também influências da música nordestina e indiana nos arranjos.

Segundo o artista, o disco que reúne composições desde 2021 será divulgado nas plataformas digitais de música e streaming. Porém, para quem prefere a versão física, também estão previstas edições em CD com material encarte a serem comercializadas nos próximos shows dele e na loja virtual do Instagram: @pedrodocordel_pedropopoff.

Pedro compôs canções que tratam sobre a relação do amor e da morte, do progresso da zona rural e temáticas do cotidiano. Amadeo Alvarez também colaborou. De acordo com o jovem músico, o show de lançamento provavelmente será em Bauru, no segundo semestre de 2025.

"A ideia foi criar uma 'música universal', conceito usado no movimento da Tropicália. Na identidade visual da capa, pincelo minha história de vida com um cenário de objetos que estão comigo há muito tempo. Em todos os aspectos, tentei mostrar minha evolução. Esse é o conceito do disco", destaca.

Pedro do Cordel considera que sucesso não é só fama, mas, sim, estar feliz consigo mesmo e orgulhoso do trabalho. "Minha mãe sempre diz para eu me esforçar ao máximo no que faço. Não me considero o cara mais ambicioso do mundo, mas quando tenho um objetivo, tento ir até o fim", pontua.

A banda busca apoio por meio de leis de incentivo para o lançamento. Caso contrário, a cotação deverá ser feita "na raça", como afirma o artista.