Uma operação ambiental de contenção e remediação foi montada em Paulínia após o tombamento de um caminhão-tanque com 45 mil litros de gasolina, na madrugada de terça-feira (29), no km 120 da Rodovia Zeferino Vaz (SP-332). Cerca de 35 mil litros de combustível vazaram em uma área de preservação próxima à zona de amortecimento da Mata de Santa Genebra.
O acidente, que provocou a interdição total da rodovia nas primeiras horas da manhã, mobilizou profissionais da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), Cetesb, Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente de Paulínia, além da empresa especializada Ambipar, responsável pela limpeza e transporte do solo contaminado para um aterro químico em Sorocaba.
A operação deve durar até dez dias, com foco principal em evitar a contaminação do Ribeirão Quilombo e conter o risco de incêndios nas áreas de vegetação sensível. Para isso, estão sendo utilizadas barreiras flutuantes, caminhões com bombas sugadoras e retroescavadeiras, que atuam na drenagem de gasolina acumulada em áreas encharcadas.
Foto: Divulgação/PMC
De acordo com o presidente da FJPO, Rogério Menezes de Mello, o trabalho segue mesmo durante o feriado. “A área está sendo monitorada continuamente. Nossa prioridade é a mitigação dos impactos ambientais e a redução imediata do risco de fogo”, afirmou.
O tombamento do caminhão ocorreu por volta das 2h30 de terça-feira e causou congestionamentos em ambos os sentidos da SP-332 durante a manhã. As causas do acidente seguem em investigação.