27 de dezembro de 2025
PREVENÇÃO

Campinas inicia ações contra seca e incêndios florestais

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMC
Operação Estiagem 2025 começa com novo reservatório e foco na prevenção.

A Prefeitura de Campinas inicia nesta quinta-feira (1º) a Operação Estiagem 2025, com medidas de prevenção e resposta a riscos provocados pelo tempo seco, como queimadas e baixa umidade do ar. As ações seguem até 30 de setembro e podem ser prorrogadas conforme as condições climáticas.

Neste ano, a principal novidade é a instalação de um reservatório com 100 mil litros de água no Pico das Cabras, em Sousas, para reforçar o combate a incêndios florestais. A estrutura atenderá especialmente áreas como Sousas e Joaquim Egídio, onde em 2024, cerca de 120 hectares de mata foram destruídos pelo fogo.

A Defesa Civil coordena a operação em conjunto com secretarias e órgãos como Sanasa, Emdec e Fundação Mata Santa Genebra. Um novo drone com sensor térmico será usado para monitoramento aéreo, mesmo em dias de vento intenso, e a operação já conta com vistorias, treinamentos e mapeamento de áreas de risco.

O monitoramento da umidade relativa do ar será feito com três níveis de alerta:

Casos extremos de estiagem ou quedas bruscas de temperatura também acionam o comitê para atendimento a grupos vulneráveis.

A operação também prevê o uso do SISS-Geo, sistema que acompanha a saúde de animais silvestres e pode servir como alerta para riscos ambientais, especialmente em áreas próximas ao Aeroporto de Viracopos.

Denúncias de queimadas e focos de incêndio serão encaminhadas às autoridades para fiscalização e aplicação de penalidades.