A região de Campinas registrou uma redução de 25% nos acidentes de trânsito com vítimas no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do Infosiga, plataforma gerenciada pelo Detran-SP. O número de sinistros caiu de 5.334 para 3.991 na comparação com o mesmo período do ano passado.
Campinas acompanhou a média da região, reduzindo os casos de 799 para 596. Com isso, as mortes no trânsito também diminuíram, com destaque para março, que teve uma queda de 62% em relação a março de 2024. No acumulado do trimestre, o recuo no número de vítimas fatais foi de 30%.
O saldo positivo foi impulsionado pela queda nos acidentes envolvendo motos, que caíram 36% entre janeiro e março, e também nos sinistros com carros, que tiveram metade das mortes registradas no ano anterior.
Outras cidades da região também se destacaram. Rio Claro cortou pela metade o número de acidentes, caindo de 223 para 105 no período, e reduziu em 38% o número de mortes. Em Santa Bárbara d’Oeste, o número de sinistros caiu 31%, ainda que o número de óbitos tenha se mantido estável. Já Valinhos registrou queda de 43% nos acidentes e uma expressiva redução de 88% nas mortes, de oito para apenas uma no primeiro trimestre de 2025.
Os dados reforçam a importância das políticas públicas de segurança viária e dos esforços de fiscalização e conscientização realizados nos municípios.