24 de dezembro de 2025
SERÁ?

Cratera na região pode ter origem em impacto de asteroide

Por Leandro Vaz | Ubatuba
| Tempo de leitura: 1 min
Da redação
Reprodução
Local onde o asteroide pode ter caído

Uma cratera localizada em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, pode ter sido formada pela queda de um asteroide há cerca de seis milhões de anos, segundo estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A pesquisa, que se estende há mais de uma década, analisa a formação com 1,5 km de extensão em cada lado e aproximadamente 300 metros de profundidade.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Situada na região de Ubatumirim, próxima à Rodovia Governador Mário Covas (BR-101), a cratera chama a atenção dos especialistas, especialmente pela diferença de idade dos sedimentos depositados em seu interior, estimados em 150 mil anos.

O geólogo Paulo Roberto Martini, do Inpe, destaca que levantamentos anteriores não identificaram origem tectônica para a formação, o que reforça a possibilidade de que o local tenha sido impactado por um asteroide.

Entre as hipóteses levantadas, há a suspeita de que fragmentos do mesmo corpo celeste também possam ter atingido uma área no Canadá, sugerindo um evento de maior escala.

A cratera, de formato quadrado, encontra-se em uma área remota e de acesso restrito. A visitação pública é proibida e o acesso é autorizado apenas para cientistas e pesquisadores devidamente credenciados.