24 de dezembro de 2025
PROJETO ERATÓSTENES

Observatório de Astronomia vai calcular circunferência da Terra


| Tempo de leitura: 1 min
Unesp/Divulgação
Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru é o coordenador nacional do Projeto Eratóstenes

Mais uma edição do Projeto Eratóstenes Brasil foi anunciada pela Comissão de Ensino e Divulgação (ComED) da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pelo Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru, coordenador nacional da proposta. Eratóstenes é o nome do matemático que descobriu a circunferência da Terra.

Os interessados em participar da iniciativa vão, justamente, reproduzir de modo parecido o experimento, em parceria com outras escolas e grupos localizados pelo Brasil. A ideia é encontrar o tamanho da Terra, realizando atividades práticas simples.

Podem participar gratuitamente professores, alunos de qualquer idade e nível escolar, além de clubes de astronomia ou qualquer outra instituição. O projeto, totalmente online, ocorre anualmente desde 2010 e o número de participantes tem aumentado, informa o Observatório da Unesp.

Os interessados podem escolher um dia entre 16 de março e 11 de abril para fazer suas atividades práticas. Haverá um treinamento remoto (não obrigatório) antes da sua realização. No site do projeto, há explicações detalhadas e material didático com todo o apoio que você precisa.

Para se inscrever, basta um representante de cada escola ou grupo de participantes. As inscrições vão até segunda-feira (10) no site do projeto: https://sites.google.com/site/projetoerato.