23 de dezembro de 2025
NESTA TERÇA

Incêndio criminoso provoca fumaça insuportável para Bauru; VÍDEO

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Marcelo Ryal/Defesa Civil de Bauru
Fogo já consumiu mais de 70 alqueires de terra

Um incêndio de grandes proporções e tratado neste momento como criminoso pela Defesa Civil de Bauru já consumiu mais de 70 alqueires de terra numa propriedade rural próxima à Zona Sul nesta terça-feira (4), levando à cidade uma fumaça praticamente insuportável que pode ser percebida em boa parte de todo o município.

O caso, que ainda será investigado, mobiliza equipes da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e do Corpo de Bombeiros, que atuam desde o início da tarde em força tarefa para conter as chamas, que seguem fora de controle e sem previsão para serem controladas. O fogo começou por volta das 13h20.

Segundo Marcelo Ryal, coordenador do órgão, as chamas começaram numa região de pasto – com mato bastante seco – em fazenda próxima à avenida Comendador José da Silva Martha. Se arrastou, porém, para uma área de floresta que a essa altura já foi bastante consumida pelo fogo.

De acordo com Ryal, que estava no local do incêndio quando atendeu a reportagem, o combate às chamas neste caso foi especialmente dificultado porque elas não começaram de um único local: foram três focos iniciais. “Com isso você não tem frente de trabalho”, pontua.

Às 20h45 desta terça, a Defesa Civil e a Semma atuavam para evitar que o fogo chegasse às instalações da propriedade e atingisse a sede da fazenda.

Esta terça, por sinal, foi atípica para a Defesa Civil. Além do incêndio, um forte temporal atingiu a Zona Norte de Bauru e também o distrito de Tibiriçá, derrubando árvores e causando outros problemas. O próprio Aeroporto Moussa Tobias, diz o coordenador, chegou a ficar sem energia.