11 de julho de 2025
Logo Header
A HISTÓRIA SE VAI

Padre Anchieta ‘perdeu a cabeça’ no centro de Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Flávio Paradella
Capa da Notícia
Busto do Padre José de Anchieta é vandalizado no Centro de Campinas e segue sem reparo desde 2023. Moradores cobram ação da Prefeitura.

O monumento 'decapitado' do Padre José de Anchieta é mais um exemplo da degradação urbana e do descaso com a história e o patrimônio público em Campinas. O busto, que ficava na esquina da Avenida Anchieta – batizada em referência ao jesuíta – com a Rua General Osório, foi alvo de vandalismo. O monumento estava localizado em um dos cantos da histórica Escola Estadual Carlos Gomes, mas a ação de criminosos resultou na remoção da cabeça da estátua.

Quem hoje passa pelo local por muitas vezes não tem noção do quem seria o homenageado. “Olha, eu não tenho ideia. Não tem quase nada ali para a gente identificar”, disse a representante comercial, Mônica Gomes.

Embora Anchieta não tenha uma ligação direta com a fundação de Campinas, sua importância na formação do estado é inegável. Ele foi um dos fundadores do colégio que deu origem à cidade de São Paulo e deixou marcas significativas em Itanhaém, no litoral paulista, onde sua presença histórica ainda é lembrada.

Quando foi criado, o monumento continha areias das praias paulistas, um simbolismo que remete ao legado do padre. No entanto, ainda nos anos 1990, a própria administração pública decidiu concretar a base, removendo esse detalhe histórico. Agora, o local está vazio e depredado, restando apenas os vestígios do que foi uma homenagem ao jesuíta.

“É um retrato do abandono. O monumento está há meses vandalizado e ninguém tomou providências”, comenta Artur Lopes, morador da região.

A 'decapitação' do busto não é recente. O ato de vandalismo foi notado ainda no final de 2023, mas, até hoje, a figura que dá nome à avenida onde está localizada a sede da Prefeitura de Campinas – a menos de 100 metros do local – segue sem sua homenagem restaurada.

A resposta da prefeitura

Foto: Site Campinas Meu Amor

Informamos que a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está empenhada nesta questão dos Monumentos Artísticos. A peça José de Anchieta é parte deste conjunto monumental. Certas peças foram furtadas no decorrer de 2024, onde se insere o referido monumento. O estudo preliminar foi feito a partir do conjunto vandalizado ou danificado, o que corresponde analisar cada um dos objetos.

O trabalho corresponde a levantar a documentação histórica, principalmente de imagens, para que, no momento da manutenção, a equipe possa chegar o mais próximo da inauguração da estrutura artística.

Este serviço já está em andamento e se encontra bem adiantado, bem como o contato com a empresa especializada em fundição de bronze artística, para que possa fazer os estudos técnicos necessários para recomposição dos bustos furtados.

Neste contexto é necessário que a empresa de notório saber realize as medições dos monumentos, tire fotos atuais do estado do conjunto completo como, por exemplo, Base em cantaria, placas dissertativas, placas comemorativas, inscrições na cantaria e peça da própria peça artística monumental.

Após esses levantamentos técnicos será definido qual a melhor opção de recomposição das peças e conservação das bases em cantaria, sendo também importante, verificar basicamente a maneira correta de lavar, tirar as pichações, e prever a segurança dos monumentos. Com essas fases realizadas, passa a recuperação e conservação delas.

Simultaneamente, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está empenhando-se para conseguir recursos e poder realizar as etapas necessárias, podendo deste modo executar corretamente os serviços no contexto dessas peças artísticas. Já contamos com alguns orçamentos para nos auxiliar a respeito dos custos. Também orientamos que os monumentos são tombados e é necessário a aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas/CONDEPACC.