14 de dezembro de 2025
EDUCAÇÃO

Creche: Taubaté fechou janeiro com 141 crianças na fila de espera

Por Julio Codazzi | Taubaté
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMT
Creche da rede municipal de Taubaté

Taubaté fechou o mês de janeiro com 141 crianças na fila de espera por uma vaga nas creches municipais.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A maior espera é para maternal 2 (70), seguida por maternal 1 (36) e berçário (35).

A partir desse ano, como foi determinado em novembro de 2024, a ordem cronológica do cadastro não será mais o fator principal da fila, que também observará critérios como: criança em situação de acolhimento institucional; crianças público-alvo da educação especial; crianças com famílias beneficiárias do Bolsa Família; e mãe ou responsável legal trabalhador.

Promessa.

Na campanha eleitoral de 2024, o agora prefeito Sérgio Victor (Novo) prometeu "zerar a fila de espera por vagas em creches" por meio de "parcerias com a iniciativa privada". Ainda não foi divulgada, no entanto, uma previsão de quando a promessa sairá do papel.

Em janeiro, foi criada uma comissão que ficará responsável por "definir os critérios de seleção de alunos da educação infantil que serão matriculados em escolas particulares, com recursos municipais, a partir da lista de espera".

“A Secretaria de Educação segue buscando alternativas para diminuir a fila de espera, e para isso foi criada uma comissão de trabalho que está estudando as possibilidades para que esta situação seja resolvida o mais rápido possível”, afirmou a Prefeitura.