Os 33 vereadores eleitos para a Legislatura 2025-2028 tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro, em Campinas. Com mandato até 31 de dezembro de 2028, os parlamentares iniciam os trabalhos na Câmara com a maior representatividade feminina já registrada na história da Casa, que completou 227 anos em dezembro de 2024.
Entre os 33 eleitos, 23 foram reeleitos, representando 74% dos parlamentares que tentaram a recondução ao cargo. O índice é superior ao registrado na eleição anterior, em 2020, quando 60% dos vereadores foram reeleitos. Além disso, dez novos nomes passam a integrar a Câmara, sendo que oito assumem o cargo pela primeira vez e dois já ocuparam a vereança anteriormente: Luís Yabiku (Republicanos) e Roberto Alves (Republicanos).
A 19ª Legislatura se destaca pelo aumento na representatividade feminina. Serão cinco mulheres ocupando cadeiras na Câmara: Mariana Conti (PSOL), Débora Palermo (PL), Guida Calixto (PT), Paolla Miguel (PT) – todas reeleitas – e Fernanda Souto (PSOL), eleita pela primeira vez. Esse é o maior número de vereadoras já registrado em Campinas, consolidando um marco histórico para a política local.
A nova legislatura conta com a presença de 12 partidos. Republicanos, PSB e PL lideram em número de representantes, com cinco vereadores cada. O PT e o Podemos aparecem logo em seguida, com três parlamentares cada um. Por outro lado, Novo e Solidariedade deixam de ter representantes na Casa, enquanto o Cidadania mantém uma cadeira.
(*Reeleito)