22 de dezembro de 2024
ECONOMIA

A ata do Copom


| Tempo de leitura: 3 min

O Banco Central (BC) avaliou que a disparada do dólar, com cotação acima de R$ 6 nas últimas semanas, em conjunto com a percepção dos agentes econômicos sobre o anúncio do pacote fiscal, que "afetou, de forma relevante, os preços de ativos" (como dólar e juros futuros) foram determinantes para a puxada na taxa de juros. "Lembrou-se que o repasse do câmbio para os preços aumenta quando a demanda está mais forte, as expectativas [de inflação] estão desancoradas [acima das metas] ou o movimento cambial é considerado mais persistente. Desse modo, o Comitê deve acompanhar de forma mais detida como se dará a transmissão da taxa de câmbio e das condições financeiras para preços e atividade", avaliou o Banco Central. Lembrando que o Copom elevou da taxa Selic pela terceira vez seguida, agora para 12,25% ao ano. A alta foi de um ponto percentual.

Novos aumentos em 2025

O Banco Central também indicou dois novos aumentos da mesma magnitude no começo de 2025 — algo que se caracteriza como um choque de juros na economia. A informação consta na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), colegiado responsável pela definição da taxa básica de juros.

Juros cairão nos EUA

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) cortou a taxa dos Fed Funds (equivalente à taxa Selic no Brasil) em 25 pontos-base, para a faixa entre 4,25% a 4,50% ao ano. Seria um ponto positivo para atração de capital estrangeiro para o Brasil posto que por aqui os juros estão em alta, contudo, dois pontos jogam contra a esse movimento: incertezas internas e sinalização de que o aperto monetário continuará por mais tempo nos Estados Unidos.

Galípolo se pronuncia em relação ao câmbio

O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que assume o comando do Banco Central a partir de janeiro de 2025, avaliou que o termo "ataque especulativo" não representa bem como o movimento está acontecendo no mercado atualmente. Ele afirmou "não é correto tentar tratar o mercado como um bloco monolítico, uma coisa só, coordenada. Mercado funciona geralmente com posições contrárias, tem alguém comprando e alguém vendendo. Quando o preço de ativo [como o dólar] se mobiliza em uma direção, têm vencedores e perdedores. Ataque especulativo não representa bem como o movimento está acontecendo no mercado hoje".

Inflação fechará acima da meta

O Banco Central admitiu oficialmente que a meta de inflação, em 2024, será descumprida novamente. A informação consta no relatório de inflação do quarto trimestre. Isso quer dizer que a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficará acima do teto do sistema de metas neste ano, que é de 4,5%.

Mas o PIB crescerá mais

O Banco Central elevou de 3,2% para 3,4% sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Se confirmada, será a maior taxa de expansão da economia desde 2021, quando a economia avançou 4,8% — na esteira da saída da pandemia da Covid-19, que gerou forte tombo no ano anterior. Em 2022 e 2023, o PIB cresceu 3% e 3,2% (valor revisado).

Como economizar na ceia do Natal

Economizar na ceia de Natal é possível com um bom planejamento e algumas estratégias. Aqui estão algumas dicas práticas para ajudar você a preparar uma ceia deliciosa sem gastar muito. 1) Planejamento: defina o número de convidados - saber exatamente quantas pessoas participarão ajuda a evitar excessos e desperdícios. 2) Elabore um cardápio - priorize receitas que usem ingredientes da estação, que são mais baratos e frescos. 3) Compras: pesquise preços - compare os preços em diferentes supermercados e feiras. Use aplicativos de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas. 4) Aproveite promoções - fique atento às promoções e ofertas especiais nas semanas que antecedem o Natal. Compre itens não perecíveis com antecedência. 5) Peça ajuda aos convidados: peça para cada convidado trazer um prato ou bebida. Isso reduz os custos e torna a ceia mais colaborativa. Seguindo essas dicas, você pode preparar uma ceia de Natal deliciosa e econômica.

Mude já, mude para melhor!

Que o espírito do Natal traga paz, amor e alegria para você e sua família. Feliz Natal! Mude já, mude para melhor!