18 de dezembro de 2024
PROJETO APROVADO

Unesp terá rede de laboratórios voltada para Tecnologia Assistiva


| Tempo de leitura: 1 min
Mesa dos trabalhos na ala 1 da Unesp; autoridades marcaram presença no evento

A Faculdade de Ciências do câmpus de Bauru da Unesp foi contemplada com uma unidade do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas (CMDTA), projeto aprovado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Trata-se de uma rede de laboratórios voltada para a área de Tecnologia Assistiva com investimentos na ordem de 130 milhões, que contemplará 21 novos centros de ciência para o desenvolvimento. A Unesp/Bauru terá um deles.

Na última segunda-feira (16) aconteceu a inauguração de implantação do CMDTA, evento que ocorreu na Sala 01 - anfiteatro Antônio Manoel dos Santos.

O objetivo geral da proposta é a implantação de uma rede de laboratórios que irá atuar no desenvolvimento, caracterização, validação e, futuramente, certificação de produtos, equipamentos, dispositivos, softwares, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços, visando promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com transtorno, deficiência ou com mobilidade reduzida, objetivando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Prestigiaram o evento o professor doutor Pasqual Barretti, reitor da Unesp; Marcos Pontes, senador da República; professora doutora Vera Lucia Messias Fialho Capellini, diretora da Faculdade de Ciências e vice-coordenadora do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA); professor doutor Carlos Roberto Grandini, coordenador do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA); Ricardo Madalena, deputado estadual; Orlando Dias prefeito em exercício de Bauru; Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representado pelo prof. dr. Ignacio Maria Poveda Velasco, assessor especial do secretário e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); João Carlos de Almeida (João Bidu), presidente da Sorri-Bauru; e Jéssica Perotta Xavier, coordenadora de Saúde da Apae Bauru.