26 de dezembro de 2024
DESTAQUE

Franca tem recorde de 102 mil trabalhadores com carteira assinada

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Franca nunca teve tantos trabalhadores no mercado formal de trabalho

Franca chegou ao maior número de pessoas empregadas com carteira assinada em toda a sua história, neste ano de 2024. A cidade contabiliza 102.408 pessoas registradas no mercado formal de trabalho. Somente neste ano - até outubro -, 6.151 vagas foram criadas com carteira assinada.

As contratações em 2024 são lideradas pelos setores da indústria, serviços e comércio, enquanto agropecuária e construção civil enfrentaram saldos negativos. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

Desempenho por setores

Neste ano, o setor industrial teve um saldo de 3.692 vagas. Além do tradicional setor calçadista, segmentos como alimentos, vestuário e químico foram cruciais para esses resultados.

Nos serviços, empresas de saúde, educação e atividades técnicas criaram 2.036 vagas, enquanto o comércio contribuiu com 878 postos de trabalho, com destaque para o varejo de calçados, vestuário e alimentos. Em contrapartida, agropecuária (-59 vagas) e construção civil (-396 vagas) enfrentaram retrações

O economista Deyvid Silveira, da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Franca, analisa que o saldo de crescimento é reflexo da recuperação econômica e do crescimento sustentado nos últimos anos, em especial após a pandemia.

Para ele, esse cenário de crescimento e diversificação coloca Franca como um exemplo de recuperação econômica pós-pandemia e de planejamento estratégico. A cidade não apenas recuperou-se dos impactos econômicos adversos, mas também posicionou-se para um futuro mais resiliente e diversificado, com setores tradicionais e emergentes contribuindo para a sua pujança econômica.

“Em um Brasil que avança gradativamente na redução do desemprego, Franca destaca-se como um modelo de desenvolvimento sustentável e adaptável, refletindo o potencial das economias regionais em superar desafios e construir um legado de inovação e crescimento econômico contínuo”, diz Deyvid Silveira.

Evolução do estoque de emprego

Os dados mostram o crescimento consistente do estoque de empregos formais em Franca: