16 de dezembro de 2024
SAÚDE E BELEZA

Os poros e a aparência da sua pele: como cuidar


| Tempo de leitura: 3 min

Nossa pele tem poros, e esses orifícios têm funções muito importantes. São eles que permitem a liberação do suor, que é produzido pelas glândulas sudoríparas, regula a temperatura do corpo e elimina substâncias tóxicas.

Além disso, as glândulas sebáceas, localizadas nas proximidades dos poros, produzem o sebo, que ajuda a manter a pele hidratada e a protegê-la contra bactérias e agentes externos, formando uma barreira natural.

Também, através dos poros, a pele pode absorver algumas substâncias, como cremes e medicamentos tópicos. Ou seja, os poros são uma parte muito importante da pele.

Mas por que os poros tendem a ficar dilatados?

Sobretudo no rosto, os poros tendem a ficar dilatados, o que muitos consideram uma questão estética, mas também acaba sendo uma porta de entrada para mais oleosidade, acne e possíveis irritações.

Essas são as razões mais conhecidas de poros dilatados:

Excesso de produção de sebo: quando as glândulas sebáceas produzem sebo em excesso, isso pode fazer com que os poros se expandam. O sebo pode se acumular, obstruindo o poro e forçando-o a se dilatar para tentar liberar essa substância. Esse acúmulo também pode levar ao aparecimento de cravos e acne.

Acúmulo de células mortas e sujeira: se não houver uma limpeza adequada da pele, células mortas e sujeira podem se acumular nos poros, obstruindo-os. Por isso é fundamental lavar bem o rosto antes de dormir, tirar maquiagem e esfoliar a pele com certa frequência (a cada 10 dias, em geral).

Envelhecimento da pele: a pele mais flácida pode fazer com que os poros apareçam mais dilatados. O colágeno é essencial para manter a pele esticada e os poros mais suavizados

Alterações hormonais: mudanças nos níveis hormonais, como durante a puberdade, menstruação, gravidez ou até no uso de anticoncepcionais, podem levar a um aumento na produção de sebo.

Exposição excessiva ao sol: isso danifica a elastina e o colágeno da pele, fazendo com que a pele perca sua elasticidade e, consequentemente, os poros apareçam mais dilatados. O sol também estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo.

Uso de produtos inadequados: produtos que não são adequados para o seu tipo de pele podem agravar o problema, como aqueles muito oleosos. Converse com seu dermatologista antes de usar algo.

Além disso, a genética acaba influenciando o tamanho dos poros, ok?

Então, qual é o jeito certo de cuidar da pele e da questão dos poros?

1. Limpeza adequada

Use um sabonete facial suave para remover o excesso de oleosidade, sujeira e células mortas. Evite esfregar a pele de forma agressiva, pois isso pode irritá-la. Também retire toda a maquiagem antes de dormir.

2. Esfoliação regular

A esfoliação remove as células mortas que obstruem os poros, prevenindo o alargamento. Mas não exagere: o excesso de esfoliação pode causar irritação. A cada uma semana ou 10 dias é suficiente, converse com seu médico, ok?

3. Produtos com ácido salicílico ou niacinamida

O ácido salicílico é um ótimo ingrediente para desobstruir os poros e ajudar a reduzir a aparência dos poros dilatados. A niacinamida também regula a produção de sebo e melhora a textura da pele.

4. Hidratação e proteção solar

Mesmo pele oleosa precisa de hidratação. Escolha hidratantes não comedogênicos (que não obstruem os poros). E, claro, após o hidratante, use protetor solar, pois a exposição ao sol pode piorar a dilatação dos poros.

Tratamentos indicados para poros dilatados

Se você sofre com essa questão, alguns tratamentos ajudam a amenizar:

Limpeza de pele

A limpeza de pele é um tratamento bastante comum, que ajuda a desobstruir os poros e a melhorar a aparência da pele, o que reduz a dilatação dos poros. A limpeza de pele é indicada para quem tem poros dilatados por causa de acúmulo de sebo, sujeira ou células mortas e deve ser feita com regularidade - sempre por dermatologistas ou esteticistas experientes.

Microagulhamento

O microagulhamento utiliza agulhas finíssimas para criar microperfurações na pele. Essas perfurações estimulam o processo de cicatrização natural da pele e a produção de colágeno e elastina, o que pode ajudar a melhorar a textura da pele, reduzir a dilatação dos poros e tratar várias condições, incluindo cicatrizes de acne. Também deve ser um procedimento indicado por seu dermatologista.

Se você anda se incomodando com o excesso de dilatação dos poros, marque com seu médico. Além de acertar os cuidados diários, existem outros tratamentos indicados, como peelings, lasers e radiofrequência.