Jeferson Barbosa da Silva, conhecido pelos amigos de Bauru como Jefé, tem uma produção poética intensa. Sua militância aguerrida na literatura e trajetória no campo da escrita também são marcantes - são mais de cinco décadas dedicadas à poesia e à cultura, passando por revistas, livros, blogs e plataformas como o YouTube, onde possui um canal. Ironicamente, 'Vinte e cinco poemas sem fim', seu quarto livro, surpreende pelo número de poemas que conta: são apenas 25 e um texto extra que encerra a obra.
Mas a poesia de Jeferson, densa e lírica, abre espaço em nós a cada página, seja na potência de seu texto, seja no traço do jovem ilustrador Otavio Seraphim, que acrescenta ainda mais sentido ao que é dito, com suas linhas e entrelinhas.
O livro, que foi produzido pela Editora Mireveja, também bauruense, tem projeto gráfico da designer Cíntia Belloc e uma edição especial, com sobrecapa e grande qualidade de impressão. Jeferson Barbosa da Silva, também conhecido como Garoeiro, não tem medo de tema algum - o sexo, a morte, a política, o envelhecer, as amizades, tudo é evocado por ele. Aliás, grande parte dos poemas presentes nesta obra é dedicada a pessoas que atravessaram sua longa trajetória como escritor, e suas mais de sete décadas de vida.
É o caso da escritora Betty Milan, do jornalista bauruense João Jabbour, do sindicalista Antonio Pedroso Jr., do ex-deputado Tidei de Lima, do cineasta Anselmo Duarte Júnior, entre outros nomes de parentes próximos e amigos distantes.
"Tudo isso torna este pequeno livro ainda maior, justamente por não ter fim nem finalidade, como a própria poesia", diz João Correia Filho.
Jeferson Barbosa da Silva, conhecido também como Garoeiro, é professor de Física aposentado e poeta bauruense há mais de cinco décadas. Em sua extensa militância no campo cultural, colaborou com diversos veículos e mídias e exerceu o magistério em várias escolas. Foi editor da revista Alternativa de 1979 a 1985, período em que publicou três livros de poesia: Amarga aprendizagem, de 1979, Lições de encontro, de 1981, e Outras lições, de 1985.
Como blogueiro, tem parte de sua farta obra poética publicada no canal do YouTube que leva seu nome. Reside atualmente em Natal, RN.
Lançamento às 19h deste sábado (7), no Espaço Coletivo Vila, rua Antonio Alves, 16-15. Obra à venda pelo site da Mireveja.