Jundiaí já tem sinal de 5G, mas a rede na cidade, até então, era a non-standalone (NSA), que é compartilhada com o 4G. A partir de hoje (3), porém, o município já pode receber o 5G standalone (SA), conhecido como 5G "puro". A tecnologia promete ser cinco vezes mais veloz que o 4G e revolucionará o acesso móvel à internet no país. O 5G já tem velocidade média de 300 Mbps (megabits por segundo), mas a versão SA pode atingir a média de 1 Gbps (gigabit por segundo).
Hoje, a cidade tem três operadoras com sinal 5G, a Claro, a TIM e a Vivo. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de junho, a cobertura da rede abrange 61,5% do território jundiaiense, sendo 88,15% na área urbana, o que representa mais de 95% dos domicílios do município cobertos, mas há variação de acordo com as operadoras. O 5G da Claro abrange 84% dos domicílios da cidade, o da TIM abrange 93% e o da Vivo 91%. As porcentagens ainda são inferiores às das redes 2G, 3G e 4G, que estão disponíveis em praticamente todos os domicílios de Jundiaí.
A ativação do 5G SA pode ser feita a partir desta terça-feira, após a total liberação da faixa de 3,5 GHz, que era ocupada no Brasil por serviços de satélites e radiodifusão. Mas, tanto para Jundiaí quanto para os demais municípios brasileiros, que são mais de 5,5 mil, a liberação da rede depende do planejamento das operadoras.
A rede chegou ao país em julho de 2022 e, pelo edital do leilão do 5G no Brasil, que aconteceu em 2021. A ativação do 5G começou pelas cidades com mais de 500 mil habitantes e, atualmente, 770 cidades já têm a rede 5G puro ativa, com 35 milhões de usuários. As operadoras têm até 31 de julho de 2029 para atender 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes no país. A Entidade Administradora da Faixa (EAF), composta por Claro, TIM e Vivo, junto ao Governo do Brasil, concluiu a limpeza da faixa 3,5 GHz com 14 meses de antecedência.
Se você tem um smartphone compatível com a tecnologia 5G ou quer saber quais são os aparelhos que suportam a rede NSA ou SA, basta acessar este link e consultar os modelos homologados na Anatel.