06 de janeiro de 2025
ORGANIZAÇÃO

Potes herméticos


| Tempo de leitura: 2 min

Continuando o assunto da última coluna sobre organização de alimentos, hoje vou falar específicamente sobre os potes herméticos.

É sempre bom reforçar que uma despensa organizada além de proporcionar bem estar e agilidade, traz economia. O gasto no supermercado fica reduzido, e quem não deseja economia? Todos nós! Consequentemente diminuímos o desperdício, já que comprando o necessário não teremos alimentos perdidos por validade vencida.

Assim, passamos a ter tudo o que necessitamos sempre à mão, além de saber tudo o que tem em casa e o que precisa ser comprado na próxima visita ao mercado. O bolso agradece, rs.

Os potes herméticos são os “queridinhos” da organização nas despensas de alimentos.

Qual o grande diferencial do Pote Hermético? É todo pote que tenha perfeita vedação na tampa, com uma camada de borracha, impedindo a entrada e saída de ar. Sem essa troca, o alimento dura muito mais tempo.

Todo alimento aberto deve ser despejado nos potes. Nunca deixe os pacotes abertos, espalhando alimento pelas prateleiras e chamando a atenção de insetos e outros bichinhos, você vai acomodar cada alimento em um pote vedado.

Priorize potes herméticos transparentes, podem ser plásticos, de acrílico, ou de vidro, facilitando a visualização e identificação dos mantimentos. O ideal é que sejam quadrados ou retangulares, e se possível da mesma marca, pois assim se encaixam perfeitamente, otimizando o espaço. A palavra-chave é PADRONIZAÇÃO!

DEPOIS

Figura 1 ANTES

Quando for adquirir seus potes fique atenta aos tamanhos e proporções, os potes são descritos com a sua capacidade em mililitros (ML), e os alimentos são pesados em gramas (GR). Então o pote deve sempre ter maior capacidade do que o alimento a ser guardado nele. Já que gramas tem maior volume do que litros, e atenção, principalmente os alimentos graúdos, como por exemplo um biscoito de polvilho ou um “sucrilhos”.

Dê preferência aos potes SEM travas internas nas tampas, hoje já existem vários modelos no mercado, além de mais práticos, não acumulam umidade na parte interna da tampa, o que pode causar proliferação de fungos.

Identifique todos os potes e coloque a data de validade, atualizando essa data todas as vezes que abrir uma embalagem nova. Utilize uma caneta do tipo “marcador permanete”, na hora de trocar a data é só passar álcool 70°. E atenção, NUNCA misture a sobra do alimento antigo com um novo por cima, pote esvaziou, seque muito bem, abra o novo pacote e troque a data de validade.

Preste atenção, nunca é demais reforçar:

Com certeza você já foi ao supermercado e esqueceu de levar algum produto. Para que isso não aconteça mais e a despensa esteja sempre abastecida com todo o necessário, deixe sempre por perto um bloco de anotações. Toda vez que um produto acabar, anote no bloquinho. Quando chegar a hora de fazer compras, a sua lista já estará pronta. Bem mais fácil.

Abençoada semana!