28 de novembro de 2024
EVENTO

Fórum LGBTQIAPN+ faz evento e celebra um ano em São José

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Fórum LGBTQIAPN+ de São José dos Campos
O evento acontece das 14h às 17h, no auditório da Câmara Municipal de São José dos Campos

Acontece neste sábado (30) um encontro para celebrar um ano de existência do Fórum LGBTQIAPN+ de São José dos Campos, organização que oferece a promoção dos direitos humanos e combate às opressões.

O evento acontece das 14h às 17h, no auditório da Câmara Municipal de São José dos Campos, e será aberto ao público.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Com um ano de Fórum, a comemoração fará abordagens sobre as conquistas, os desafios e as perspectivas da comunidade LGBTQIAPN+ no Vale do Paraíba. A celebração conta também com palestras de Carolina Iara, co-deputada estadual de São Paulo, mulher preta e intersexo, e Beto de Jesus, especialista em diversidade sexual e gênero, com o tema “Celebrar, Refletir e Resistir”.

Nas últimas décadas, a luta por direitos da comunidade LGBTQIAPN+ ganhou força e o Fórum se consolidou sendo um espaço acolhedor que garante o direito e liberdade de todos.

Segundo Marcos Valdir, um dos coordenadores do Fórum, o evento é um marco na história para a cidade. “O Fórum nasceu de uma necessidade urgente de unir forças na região e promover debates essenciais. Esse primeiro aniversário é uma oportunidade de celebrar as conquistas e fortalecer nossa resistência diante dos desafios que permanecem”, explica.

O Fórum, criado para reunir instituições, coletivos e pessoas em prol da construção de uma sociedade igualitária, atualmente conta com 26 representações. O coletivo, também possui parcerias estratégicas com órgãos como o Ministério Público do Estado de São Paulo, o Fórum Paulista LGBTQIAPN+ e o Ministério dos Direitos Humanos da Secretaria da República.

Além disso, o Fórum também atua na defesa da realização da Conferência Municipal LGBTQIAPN+, alinhada com a convocação nacional para a 4ª Conferência Nacional LGBT, que garante representatividade regional nas etapas estadual e nacional.