28 de novembro de 2024
COSTURA

Casa da Fonte e HSV: parceria gera renda e reaproveita uniformes

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Viviane Rasera e Antônio da Silva Lima participam da parceria, que fomenta a economia circular

A Casa da Fonte, em parceria com o Hospital São Vicente, está realizando um projeto que transforma uniformes descartados em produtos reutilizáveis, como ecobags, capas para gaiolas ortopédicas e toucas. A iniciativa contribui para reduzir o impacto ambiental ao evitar o descarte de materiais, além de gerar uma fonte de renda para as alunas do curso de Corte e Costura da Casa da Fonte, promovendo capacitação e valorização pessoal para as participantes.

Durante a pandemia, as alunas da Casa da Fonte já haviam confeccionado e distribuído máscaras de pano para a comunidade e para o próprio hospital. Agora, o projeto visa fortalecer a economia circular e a sustentabilidade, além de promover a valorização das participantes. "Essa nova parceria com o hospital, além de gerar renda, agrega valor pessoal para as alunas, aumentando a autoestima ao saber que estão contribuindo para o Hospital São Vicente e para a saúde de Jundiaí", destaca Maria Cristina Castilho de Andrade, Coordenadora Geral da Casa da Fonte.

O projeto teve início em outubro, quando a primeira leva de uniformes foi entregue. Sob orientação do professor de Corte e Costura, Antônio da Silva Lima, as alunas desenvolveram soluções criativas para reaproveitar as peças, que vieram de uniformes danificados ou substituídos por novos. "Essa parceria permite que elas transformem esses materiais em produtos úteis, aplicando na prática o que aprendem nas aulas", comenta o professor.

Uma das soluções criadas pelas alunas foi transformar os uniformes descartados em capas para gaiolas ortopédicas, estruturas metálicas utilizadas no tratamento de pacientes com fraturas ou lesões graves, principalmente em membros como pernas e braços. As capas ajudam a manter o ambiente mais limpo e seguro, prevenindo infecções e proporcionando maior conforto durante a recuperação, além de evitar que a estrutura metálica enrosque em lençóis, sofás e outros lugares.

Outra ideia foi a criação de uma sacola ecobag. Quando o paciente é internado, muitas vezes não há onde armazenar seus pertences, como roupas e calçados, para que a família leve de volta para casa. Dessa forma, a ecobag facilitará esse processo, permitindo que os itens sejam devolvidos de forma organizada. Além disso, as alunas também desenvolveram toucas, que serão posteriormente utilizadas na cozinha, pelas equipes de limpeza e na central de materiais esterilizáveis, garantindo a higiene e proteção nesses ambientes.

Viviane Rasera, supervisora de projetos sociais do Hospital São Vicente, ressalta que o projeto também permite uma gestão mais sustentável dos materiais do hospital, antes descartados. "O impacto positivo vai além do reaproveitamento: ao transformar os uniformes em novos itens, estamos cuidando do meio ambiente e apoiando as alunas da Casa da Fonte. Essa parceria é um exemplo prático de economia circular, onde todos ganham, especialmente a comunidade", finaliza Viviane.