06 de janeiro de 2025
OPINIÃO

O uso inteligente do décimo terceiro salário

Por Reinaldo Cafeo |
| Tempo de leitura: 2 min
O autor é diretor regional da Ordem dos Economistas do Brasil

Muitos trabalhadores têm direito ao décimo terceiro salário, gerando um dinheiro extra, o qual, uma vez utilizado com inteligência financeira pode ter seu valor maximizado.

Um primeiro olhar deste recurso adicional é para o passivo financeiro. Muitos trabalhadores não conseguem cobrir o cheque especial, o que é grave, afinal a taxa de juros nesta modalidade atinge até 8% ao mês, e é mais grave ainda quando utilizam do rotativo do cartão de crédito, ou seja, não conseguem pagar a fatura integralmente, neste caso a taxa de juros pode atingir mais de 14% ao mês. Não há o que pensar: utilize o décimo terceiro para colocar em dia esses compromissos financeiros.

No tocante aos passivos financeiros o resumo é: cubra dívidas com taxa de juros elevada. Outros trabalhadores não possuem passivos financeiros, portanto, a análise do destino do décimo terceiro é outro.

O primeiro passo é projetar o total dos gastos extras no fim do ano. Vai viajar? Vai presentear? Vai comprar um eletroeletrônico? A ceia de Natal custará quanto? Feito este levantamento separe parte do décimo terceiro para cobrir tais despesas.

O segundo passo é levantar os gastos extras de início de ano. Neste quesito considere o valor a ser despendido com IPVA, matrícula escolar, material escolar, e até mesmo uma reserva para o IPTU. O décimo terceiro pode aliviar a pressão sobre o fluxo de caixa de início de ano.

O terceiro passo é poupar. Aproveite uma eventual sobra para constituir ou reforçar a reserva de emergência. Para criar um bom colchão de recursos para emergências, o indicativo é ter aplicado, com liquidez imediata, entre 3 e 6 vezes o valor do gasto fixo mensal.

Também considere algum tipo de recompensa pessoal. Sabe aquele sonho de consumo, aquele mimo para você mesmo? Pois é, dentro do razoável, separe uma parte deste dinheiro extra para realizar esse desejo.

O fundamental é que as famílias assumam o controle financeiro de casa e para tanto se faz necessário elaborar e controlar o fluxo caixa, confrontando receitas com as despesas, tomando decisões ótimas, com inteligência financeira, para criar valor ao longo do tempo, aproveitando o máximo possível cada Real recebido. Fora isso é valorizar a família, os amigos e investir em qualidade de vida.

Use inteligentemente o décimo terceiro e as demais entradas de caixa.