A TV USP Bauru, órgão de comunicação da Prefeitura do Campus da USP Bauru, teve, por mais um ano, várias produções selecionadas como finalistas do Fest Aruanda - Festival do Audiovisual Internacional da Paraíba, evento que está em sua 19.ª edição e será realizado em João Pessoa entre os dias 5 e 11 de dezembro de 2024. Ao todo, oito obras do núcleo bauruense foram selecionadas à premiação, um recorde da TV para uma única edição do festival.
A TV USP Bauru é composta por uma equipe de três pessoas: Paula Marques (produtora), Guilherme Bacciotti (editor de imagens) e Vitor Oshiro (jornalista). O órgão atua sob a coordenação dos professores Karin Hermana Neppelenbroek e Heitor Marques Honório, respectivamente prefeita e vice-prefeito do Campus USP Bauru.
Na categoria 'Programa de TV', foram finalistas o 'Notícia USP' (noticiário mensal de fatos que ocorrem na USP Bauru) e o 'Luta pela vida: a USP contra o vírus' (série que mostrou as principais ações da USP Bauru no combate à pandemia de Covid-19).
Em 'Documentário', novamente dois produtos da TV USP Bauru foram selecionados: 'A Primeira Turma', que mostra a trajetória de alunos da primeira turma da Medicina da USP Bauru desde a matrícula até a formatura; e 'USP 90 anos: A democratização do Ensino Superior e a transformação de vidas pela Educação', com histórias de estudantes que estão alcançando seus sonhos por meio da universidade.
Já na categoria 'Reportagem', dois episódios do programa 'Luta pela vida: a USP contra o vírus' foram finalistas: um que mostrou como o Hospital das Clínicas de Bauru (HCB) ajudou a desafogar a superlotação hospitalar na pandemia e a salvar vidas; e outro que trouxe uma pesquisa inédita da FOB/USP relacionando a obesidade e a forma grave de Covid-19.
Por fim, em 'Interprograma', o festival selecionou 'Minutos que mudam o jogo', uma Campanha da USP e da CBF para ajudar a identificar rapidamente um AVC e acionar o socorro; e o 'Nomes do Campus', contando quem foi o professor que batiza a avenida principal da USP Bauru.
Os grandes vencedores do Fest Aruanda serão conhecidos em dezembro, durante a realização do evento, porém, nas categorias 'Reportagem' e 'Interprograma', os produtos da TV USP Bauru concorrem entre si, garantindo que o prêmio ficará com o núcleo bauruense.
"Enquanto prefeita do Campus, estou muito feliz e orgulhosa dessas indicações. Isso é fruto de um trabalho sério, com sensibilidade e competência em buscar temas de grande importância, que mostram o serviço da USP em ensino, pesquisa e extensão; e o papel da USP na comunidade, ainda mais na temática dos 90 anos, destacando que a universidade é democrática e inclusiva. Os assuntos abordados nas produções são diversos, de saúde, de políticas públicas, entre outros, evidenciando o quanto é importante divulgar esse trabalho para que a sociedade possa entender o papel da universidade", afirma a professora Karin Neppelenbroek.
Além dos oito produtos selecionados nesta edição do Fest Aruanda, a TV USP Bauru, que foi criada em 2010, já foi 18 vezes finalista no evento. Desse total de indicações, o órgão bauruense faturou sete prêmios nas categorias 'Melhor Programa', 'Melhor Reportagem' e 'Melhor Interprograma'.
Para conferir os produtos da TV USP Bauru selecionados no 19.º Fest Aruanda, acesse e se inscreva: www.youtube.com/tvuspbauru Instagram (www.instagram.com/tvuspbauru) e Facebook (www.facebook.com/tvuspbauru). A programação da TV USP também exibida na TV Câmara Bauru, pelo canal 10 na NET ou 60.3 UHF Digital.