06 de janeiro de 2025
COLUNISTA

Animais de grande porte x trânsito 

Por Mariana Fraga Zwicker  |
| Tempo de leitura: 2 min
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru), e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA).

A Coluna Animal dessa semana vai abordar a questão dos animais de grande porte que, diariamente, ainda são encontrados circulando nas ruas de Bauru no meio de carros e motos, em avenidas com trafego intenso, o que coloca em risco tanto a vida deles quanto a vida do ser humano seja ele motorista, motociclista ou mesmo a pessoa que está montada em um cavalo. Como sabemos até pouco tempo atrás, a população brasileira vivia no campo.  Com a vinda do homem para a cidade, o mesmo trouxe alguns hábitos da zona rural como a criação de animais de grande porte tais como os animais da espécie: equina, muar, asinina, caprina, suína e bovina. Pelo fato de o transito não comportar mais o trafego desses animais em Bauru, a lei municipal 7055 de 2018 proibiu a criação desses animais dentro do perímetro urbano.

Frequentemente, no município de Bauru, o antigo CCZ (centro de controle de zoonoses), atualmente chamado de UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) faz o recolhimento dos animais de grande porte que se encontram soltos em via pública.  O recolhimento é feito pela UVZ que possui estrutura própria para isso, como por exemplo, o caminhão próprio para transporte de animais de grande porte e funcionários altamente especializados nesse tipo de resgate, os chamados Ocas (oficiais de controle animal).

Caso, você munícipe, tome conhecimento de algum animal de grande porte solto em via pública, pode entrar em contato com a UVZ de segunda a sexta feira das 8 da manhã às 17 horas, e aos finais de semana e feriados pode entrar em contato com a Policia Militar através do telefone 190 que está ira acionar a UVZ para o resgate do animal. Importante informar exatamente o local onde o animal se encontra e se possível, aguardar o resgate próximo ao animal para que esse não fuja e não provoque acidentes no transito. Se o animal estiver sido atropelado e estiver muito machucado, a UVZ também deverá ser informada com o máximo de urgência para que um veterinário possa prestar os primeiros socorros no animal e até mesmo praticar a eutanásia caso o médico veterinário verifique que o animal está agonizando. Esse procedimento é exclusivo de médico veterinário que usará medicamento próprio para acabar com o sofrimento do animal, artigo 8°da lei.

Quando algum animal de grande porte tem tutor e tenha fugido ou foi furtado e resgatado pela UVZ, o mesmo tem o direito de resgatá-lo e deverá fazê-lo no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente à data da remoção, mediante pagamento de taxas e apresentação de documentos previstos no artigo 6° da lei municipal 7055.  Caso isso não aconteça dentro desse prazo, o animal é disponibilizado para adoção. Quem tiver interesse em adotar um animal de grande porte pode entrar em contato com a UVZ de Bauru através também do telefone 31 03 80 50 de segunda a sexta das 8 às 17 horas para obter mais informações.