29 de novembro de 2024
OPINIÃO

'A vida levada ao Léo'

Por Professor Sinuhe |
| Tempo de leitura: 3 min
Orgulhoso de poder ter a vida ao lado e ao Léo!

Ainda não se sabe se farão este samba - enredo: "A vida levada ao Léo, Pagodinho na Terra e Deus no céu. Leonardo de Brito, arretado pernambucano, de Taquaritinga do Norte a Bauru veio tentar a sorte, deixou seu Pernambuco pra ser na Sem Limites um beleza maluco, a vida levada ao Léo, Pagodinho na Terra e Deus no céu!

"Sim, a vida do jornalista pernambucano - paulista Leonardo de Brito, sempre me esqueço do seu nome do meio, poderia virar um samba porque tem enredo!

Conheci o Léo no Jornal da Cidade, por trabalhar e jogar no time do Buffet Vilani, couberam a mim as informações dos jogos do time para que o editor chefe colocasse na coluna Futebol Menor! Ele toda semana publicava nossas vitórias mais que derrotas com gol do Tatu, o mesmo do Bar homônimo, ou das jogadas de Jairo Mendonça, irmão do craque Jorge Mendonça!

Em sua coluna, " Em confiança " , Léo fez mais amigos que desafetos, mas não tinha medo de criticar algo ou alguém em seus textos, fosse no JC ou na Revista Placar ou nas agências esportivas mais conceituadas do país!

O Esporte Clube Noroeste aproximou -me de Leonardo de Brito, certa vez, discutimos futebol na Polisport de Paulo Marcelo e dos Enéas Carvalho! Achei-o arrogante, pois sabia mais que eu, logo eu, que me acho experto no esporte bretão!

Ficamos amigos de copos e copas, de bares e campos, o futebol me deu mais um irmão , o Norusca era nosso tema, sou Palmeiras, Léo é Santos, eu sou o Aldemar a marcar Pelé como nos velhos tempos!

Léo não é somente futebol, foi rei da boêmia ou boemia, sua melhor cachaça, foi amigo da Dona Eny e nunca jogou pedra na Geni!

Era galã, a noite se curvou a sua história, as estrelas o queriam e talvez nosso pernambucano tenha inspirado Lenine: "A lua me chama e eu tenho que ir pra rua!

"Leonardo de Brito conheceu Pelé e até chegou a aconselhar o filho de Dondinho e Dona Celeste, acho que ao pé dos ouvidos do Rei do Futebol, Léo dissera: "Meu rei, merecemos ser nome de rua nesta Sem Limites, tanta gente que não merece o é!".

Léo estava no Festival da Música Popular de 1967, vencido por Edu Lobo com Ponteio. Léo se abaixou por timidez e narrou um gol do seu Norusca contra o Guarani na primeira vez em que foi locutor nas rádios em que fez história em Bauru! Léo foi um dos poucos jornalistas do Brasil a ser convidado para jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil!

Léo sabe tudo de samba, cidades e sua população e futebol , uma vez o Google me falou que tem raiva de Leonardo de Brito, pois ele nunca lhe perguntou sobre escalações do Noroeste em toda sua história!

Poucos sabem que foi Leonardo de Brito que trouxe Damião Garcia para Bauru com sua história com Celso Zinsly, o Norusca agonizava e Léo apresentou Celso a Damião , a partir daí , inicia -se a história do Noroeste vencedor que todos conhecem!

Léo tem um vídeo com Viny Jr lhe mandando um abraço , coisa de Marcelo Brito , seu filho, pai do Miguel, seu neto e de Manoela, a humildade desse cara de Taquaritinga do Norte, torcedor também do Santa Cruz, impressiona!

As histórias não acabariam nunca, mas neste domingo, 24, Léo chega a 80 primaveras, vai ter samba, com certeza , vou ligar para ele e "Pelo telefone", vou lhe perguntar: "Com que roupa" eu vou e se é pra eu cantar ao léu e ao Léo "Deixa a vida me levar"...

Parabeníssimos e vida longa, Léo!