22 de novembro de 2024
BAURU

Câmara prepara acomodações aos quatro vereadores a mais em 2025

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
André Fleury Moraes
O presidente da Câmara, vereador Júnior Rodrigues (PSD)

A Câmara Municipal de Bauru está perto de concluir as reformas no prédio do Legislativo que vão possibilitar a acomodação de quatro vereadores a mais no próximo ano, elevando o número de parlamentares a um total de 21.

A quantidade não é novidade à Câmara, que até 2004 contou exatamente com 21 vereadores. Depois, porém, o número foi reduzido a 15, depois a 16 e em 2012, enfim, uma nova emenda à Lei Orgânica aumentou as cadeiras para as atuais 17.

A mudança foi aprovada no final de 2022. A proposta original previa ampliar a quantidade de parlamentares para 23 - máximo permitido pela Constituição -, mas uma emenda do vereador José Roberto Segalla (União Brasil) acatada pelos vereadores derrubou o número a 21.

Não foram necessárias grandes mudanças no prédio atual da Casa, situado à avenida Rodrigues Alves. Presidente do Legislativo, o vereador Júnior Rodrigues (PSD) define as alterações como uma otimização ou racionalização do espaço.

"Já tivemos 21 vereadores, mas isso faz bastante tempo e os cômodos antes reservados a eles acabaram se tornando salas de trabalho dos servidores. Então foi um trabalho de retomar esses espaços", explica.

A maior intervenção no prédio envolve uma antiga central de ar-condicionado, que levava refrigeração pelas tubulações - algo que a Câmara já não usa há mais de 10 anos. "O equipamento era enorme e por isso tomava uma sala inteira - do térreo ao primeiro andar", lembra Rodrigues.

O cômodo, então, foi dividido para dar lugar a cinco salas. A primeira, situada no corredor à direita da entrada da Câmara, virou o depósito da zeladoria da Casa.

A outra fatia no andar de baixo, por sua vez, foi anexada a um espaço de trabalho dos próprios servidores. Já no primeiro piso foram criados três novas salas. "A ideia sempre foi manter o mesmo padrão dos gabinetes dos vereadores", observou o presidente.

Uma segunda frente da reforma envolve departamentos especializados da Casa, como o de recursos humanos (RH), por exemplo.

A esses espaços a Câmara garantiu a instalação de móveis planejados, o que permitiu que mais pessoas trabalhassem num mesmo cômodo. "Havia móveis antigos, que tomavam bastante espaço, e o planejamento da mobília facilitou a racionalização do cômodo de acordo com seu tamanho", explica Júnior.

As reformas, de todo modo, não se limitaram à parte interna do prédio. A Casa ampliou o estacionamento situado atrás do imóvel e garantiu pelo menos cinco novas vagas para veículos - além de mais espaço também àqueles que entram e saem do local.

O próximo passo, diz Júnior Rodrigues, envolve trocar todo o piso interno dos corredores do Legislativo, licitação que já foi aberta, e a pintura interna do prédio.

O pacote inclui também consertar as rachaduras hoje visíveis na parede, medida que vem na esteira de uma obra tocada pelo ex-presidente Markinho Souza (MDB) nas fundações do imóvel, que impunham risco à estrutura do prédio.