Evitando criticar governos anteriores, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que a obra dos contornos da Rodovia dos Tamoios “não poderia ficar parada”.
Ele afirmou também que assumiu o compromisso de finalizar a obra durante a campanha para o governo estadual, ao lado de Felicio Ramuth (PSD), vice-governador de São Paulo.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O Contorno Sul da Tamoios foi entregue na manhã desta segunda-feira (18), em São Sebastião, com a presença de Tarcísio e de Felicio.
Ligando o trevo de Caraguatatuba à região do Porto de São Sebastião, no Litoral Norte, o Contorno Sul da Tamoios foi entregue com sete anos de atraso e custo final estimado em R$ 3 bilhões – o orçamento inicial previa R$ 1,6 bilhão.
O contorno sul liga o quilômetro 11 da Tamoios, na entrada de Caraguatatuba, ao quilômetro 33, depois do centro de São Sebastião. São quase 23 quilômetros de extensão e três túneis em cada sentido.
“Essa obra não poderia ficar parada. Fizemos o compromisso na campanha de entregar essa obra. Sabíamos que precisava de um esforço fiscal para a gente fazer os aportes e fazer com que essa obra chegasse ao final.
No primeiro ano de mandato, no final de 2023, entregamos o contorno de Caraguatatuba e agora estamos entregando o contorno em São Sebastião”, disse Tarcísio.
Os contornos foram anunciados em 2013, ainda no governo Geraldo Alckmin, com o objetivo de desafogar o trânsito em Caraguatatuba e facilitar o acesso a outras cidades do Litoral Norte.
As obras foram paralisadas em 2018 e enfrentaram diversos problemas até serem retomadas em 2021, já sob a administração da Concessionária Tamoios, responsável pela rodovia.
O Contorno Norte, com acesso a Ubatuba, foi entregue em dezembro do ano passado. No total, os dois contornos (norte e sul) somam 33,9 km, incluindo acessos. “Essa ligação entre as duas cidades [Caraguá e São Sebastião], que chegava a ser feita em 45 minutos, vai ser feita em 16 minutos [com os contornos]. Temos toda a parte de automação, mecânica, eletrônica, dos túneis, é uma obra muito bem feita e vai garantir segurança para os nossos usuários, reduzindo o tempo de viagem, garantindo eficiência e vai ajudar muito na logística”, completou Tarcísio.