Para obras de ampliação da acessibilidade no Terminal Vila União, em Campinas, as linhas 116 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro) e 134 (Terminal Barão Geraldo) terão embarque e desembarque transferidos para a área externa entre os dias 15 e 20 de novembro.
A primeira etapa prevê a instalação de piso podotátil na pista de rolamento em frente à cabine de controle do terminal. Após o dia 20 de novembro, as obras continuam sem interferir na operação do transporte público.
O desvio das linhas é necessário para permitir a cura do concreto utilizado na intervenção. Agentes da mobilidade urbana estarão no local para orientar os usuários, e cartazes informativos serão fixados no terminal.
A obra no Terminal Vila União é a última etapa de um projeto que já beneficiou outros terminais, como Barão Geraldo, Padre Anchieta, Ouro Verde, Itajaí e Mercado I. As adequações seguem normas de acessibilidade e incluem pisos táteis de alerta e direcionais, contemplando plataformas, travessias, bilheterias e sanitários.
Segundo o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, "as intervenções visam modernizar a infraestrutura dos terminais mais antigos da cidade, beneficiando diretamente os usuários com necessidades especiais".
O projeto utiliza mão de obra própria da Emdec e tem custo estimado em R$ 197 mil, com recursos provenientes de contrapartida da empresa BN Zini Publicidade e Promoções. A Emdec investiu cerca de R$ 77 mil em materiais e insumos.
A partir de hoje (15), três linhas deixarão de acessar a Estação Expedicionários: