Lençóis Paulista se prepara para receber a 16ª edição do Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista (Fillp), que acontece deste domingo (17) ao dia 24 de novembro, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. Com entrada gratuita, o evento deste ano homenageia o escritor lençoense Florindo Paccola, um dos mais prolíficos da região, com mais de 20 livros publicados. A cerimônia de abertura, marcada para as 20h, promete ser inesquecível: a Orquestra Municipal de Sopros da cidade convidará Sandra de Sá e Eduardo Santhana para uma noite de música e emoção.
Durante a semana, o público poderá participar de uma programação diversificada. O festival contará com o lançamento de 10 livros inéditos, reunindo autores locais e nacionais, que trazem novas obras para apreciação do público, com a partição ativa da Academia de Letras de Lençóis Paulista (Alelp), incluindo o lançamento do livro do Prêmio Fillp 2024, que nesta edição contemplou textos de 43 autores lençoenses.
Apresentações lítero-musicais e teatrais trarão ao palco histórias educativas. O Festival EnCanta Kids promete encantar com shows musicais das crianças. Estão previstas ainda palestras, oficinas culturais, contação de histórias e intervenções artísticas. Apresentação de corais garantirão momentos de aprendizado e diversão para toda a família. Neste ano, o Fillp também terá diversas apresentações em homenagem ao pai do Menino Maluquinho, o Ziraldo, que faleceu em abril deste ano.
O encerramento do festival, no dia 24 de novembro, contará com o espetáculo teatral Corpos Brasileiros, apresentado pela Cia. Repentistas do Corpo, marcando o final de uma semana repleta de cultura e arte em Lençóis Paulista.
O Festival é uma realização com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, por meio de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Fundo Nacional da Cultura, e patrocínios/apoios das empresas Bracell (master) e Prefeitura de Lençóis Paulista - Secretaria de Cultura, da Zilor Energia e Alimentos, da Lwart Soluções Ambientais, e Ascana e produção da Canta Music. Confira a programação completa no QR Code.
Sandra de Sá, com Orquestra de Sopro e Eduardo Santhana, abre a 16ª Fillp