15 de novembro de 2024
NOVIDADE À VISTA

Meta testa 'clones' de influenciadores para falar com usuários

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

A Meta, dona de Instagram, WhatsApp e Facebook, está trabalhando em uma forma de criar “clones” de pessoas famosas em suas plataformas. O Creator AI, como é chamado, permitirá gerar versões virtuais de figuras públicas. A ideia é gerar respostas automatizadas com o estilo do criador de conteúdo para as mensagens enviadas por fãs.
Uma primeira versão, para interações em texto, começou a ser liberada em julho passado nos Estados Unidos. Além disso, ela permite que os clones virtuais respondam mensagens com o estilo do influenciador. A Meta planeja expandir o recurso em 2025, fazendo chamadas de vídeo, entre outras possibilidades. 
E ela é apenas das novas formas planejadas pela Meta para lidar com o conteúdo de influenciadores. A empresa também testa uma ferramenta que poderá dublar automaticamente áudios do Reels para outros idiomas.
“O Meta AI simulará a voz do falante em outro idioma e sincronizará seus lábios para corresponder”, informa a big tech. Ela informa que está fazendo pequenos testes desse tipo de tradução no Instagram e no Facebook com criadores da América Latina e dos Estados Unidos que fazem vídeos em espanhol e inglês. “Planejamos expandir isso para mais criadores e idiomas”, diz a Meta.
Voltado para influenciadores, o Creator AI funciona dentro da AI Studio, que é  baseado no Llama, modelo de inteligência artificial que a empresa adotou para o Meta AI, pacote liberado para WhatsApp, Instagram e Messenger – e que foi criticado pelas gafes, segundo apurou o Portal G1.
Os personagens criados no AI Studio podem ser baseados no que os influenciadores publicam nas redes sociais da Meta, como as legendas de fotos do Instagram e as postagens no Threads. Os criadores ainda terão a opção de indicar os assuntos que suas versões em IA devem evitar.
“Com o AI Studio, os criadores do Instagram podem configurar uma IA como uma extensão de si mesmos capaz de responder rapidamente a perguntas comuns na DM e comentários nos stories”, disse a empresa ao G1.