28 de novembro de 2024
NESTA TERÇA

Semana da Consciência Negra começa com o prêmio ‘Luísa Mahin’


| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
A programação (veja abaixo) contém apresentações de teatro, dança, música e contação de histórias, em diferentes locais da cidade

O Conselho Municipal da Comunidade Negra, em parceria com a Secretaria de Cultura, realiza nesta terça-feira (12), na OAB de Bauru, a entrega do prêmio 'Luísa Mahin' a 12 pessoas ou entidades que prestaram relevantes serviços à comunidade e contribuíram para a redução do preconceito, racismo e discriminação contra a população negra, entre elas Reinaldo Francisco da Silva (em memória). O evento marca a abertura oficial da Semana da Consciência Negra, que vai até o dia 20 de novembro. A programação contém apresentações de teatro, dança, música e contação de histórias, em diferentes locais da cidade (veja a programação abaixo).

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio 'Luísa Mahin', com início previsto para às 19h, ocorrerá a apresentação de teatro e dança 'Luísa Mahin: A Voz da Resistência', apresentado por Roberta Araujo e Porcino de Melo. Os homenageados foram selecionados a partir de indicações realizadas por entidades representadas no Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru, por meio de seus conselheiros.

A premiação leva o nome da princesa africana da tribo Mahin, capturada e trazida para ser escravizada no Brasil. Luísa Mahin, islamizada e alfabetizada, liderou a Revolta dos Malês, uma das maiores rebeliões de escravos ocorridos na Bahia, no século 19. Caso o levante dos Malês tivesse sido vitorioso, Luísa teria sido reconhecida como Rainha do Brasil.

A programação da Semana da Consciência Negra em Bauru prossegue nesta quarta-feira (13), com atividades em diversas bibliotecas públicas. Às 9h, na Biblioteca Ramal do Geisel, José Aparecido da Silva Figueiredo apresentará 'A Origem do Mundo pelas Quatro Sementes de Onipín'.

No mesmo horário, Paulo Otávio Arquejada Boasorte apresentará 'De Olho na Matinta', na Biblioteca Ramal do Jardim Ouro Verde. Às 14h, na Biblioteca Ramal da Vila Falcão, Zaíra dos Santos contará o conto 'Os Ibejis que Fizeram a Morte Dançar'.

Nesta quinta-feira (14), às 9h, Gabriel Formente da Cruz apresentará 'João Cândido - O Almirante Negro', na Biblioteca Ramal do Jardim Ouro Verde. Às 14h, na Biblioteca Ramal do Geisel, Matheus Guerra Assunção fará uma apresentação intitulada 'Mãe da Lua'.

No dia 19 de novembro, a partir das 19h, será realizada na Câmara Municipal de Bauru a cerimônia de entrega do Prêmio Zumbí dos Palmeares a três pessoas que, de alguma forma contribuíram para o combate à discriminação e ao ´preconceito. Os homenageados são Vanessa Garcia, Luciana Dantas de Oliveira e Donizete Aparecida Ferreira. Os homenageados foram indicados pelo Conselho da Comunidade Negra e tiveram os nomes aprovados pela Mesa Diretora da Câmara. Durante a solenidade, será realizada a apresentação de dança 'O Leão Negro de Palmares', idealizada por Sara Guiomar Belasco Rocha.

A programação será finalizada no dia 20 de novembro, na Praça Fernando Lamônica, com uma série de atividades musicais e culturais durante a Feira Negra. A partir das 17h, o DJ Lelee, também conhecido como Renato Gonçalves Marcelino, estará presente com a apresentação 'A Coisa Tá Preta.'

Entre às 18h e 20h, Paulo Henrique Novaes, o MC Microfonia, apresentará Entre Estações. Às 18h, Amanda Izabel Gomes Rato conduzirá uma oficina de percussão intitulada 'Tambores para Louvar os Grandes', com continuidade às 20h na forma de uma apresentação musical.

Às 19h, Vinícius Alves Thomas apresentará 'Do Rap ao Afrobeats', e o encerramento será às 21h, com o grupo musical Grupo Sem Limites, liderado por Igor Galdino. Outra atração do encerramento da semana é a 'Feira de Empreendedores e Empreendedoras Negros de Bauru - Afromix'.