04 de janeiro de 2025
FUTEBOL AMADOR

Clássicos marcam os confrontos das semifinais da Copa Semel 2024

Por Douglas Willian | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Andreza Moraes
Independência e Nacional decidiram a vaga na manhã deste domingo (10), no estádio Luiz Edmundo Coube

Os confrontos das semifinais estão definidos. Quatro equipes avançaram e iniciam a disputa do quadrangular final no próximo domingo (17). Os jogos que definiram os classificados para as semi foram disputados neste domingo (10), ambos nos estádios Luiz Edmundo Coube e Mirante Ferroviário, e foram marcados pelo equilíbrio.

Abrindo a rodada no estádio distrital Edmundo Coube, Independência e Nacional fizeram o jogo mais equilibrado desta fase. Vindo de uma vitória por 2 a 1 na partida de ida, a equipe da Zona Oeste da cidade jogava pelo empate para avançar, e foi assim que a partida se manteve até o seu encerramento. A equipe do Nacional, disputando seu primeiro campeonato, se atirou ao ataque, pois precisava da vitória. Mesmo com muita qualidade ofensiva, esbarrou em uma equipe tecnicamente ajustada e muito forte, comandada pelo técnico Osmarzão. O resultado final foi o empate, que credenciou o Independência para as semifinais, pois havia vencido o primeiro jogo.

O segundo jogo do dia, entre Beija-Flor e Portuguesa, mostrou ao público presente o motivo de o time da Zona Leste estar em primeiro lugar na classificação geral. Após uma vitória por 3 a 0 no primeiro jogo, o Beija-Flor poderia perder até por dois gols de diferença e ainda garantir presença nas semifinais. No entanto, o time não quis jogar com o regulamento debaixo do braço e foi para o ataque, vencendo a forte equipe da Portuguesa por 2 a 0, carimbando assim seu passaporte para as semifinais e garantindo a melhor campanha da competição.

No estádio Mirante Ferroviário, mais dois jogos decidiram os classificados. Na partida de abertura, Oriente e Parquinho realizaram um clássico que fez valer a ida ao distrital. Com a vantagem do placar do jogo de ida, o Oriente jogava pelo empate e poderia perder até por um gol de diferença que ainda avançaria. Já o Parquinho precisava vencer por dois gols de diferença para levar a partida para as penalidades e por três gols de diferença para avançar diretamente. Mesmo com a vantagem, a equipe do Jardim Petrópolis não se acomodou. Em um jogo corrido, onde o gramado em ótimas condições proporcionou uma partida muito técnica, o Oriente construiu o resultado de 2 a 1, ampliando ainda mais a vantagem. O Parquinho se atirou ao ataque, mas não obteve o resultado necessário. Com a vitória, o Oriente avançou de fase e vai em busca de sua segunda final consecutiva.

No jogo que encerrou as quartas de final, o mais emocionante, Comercial e Redentor precisavam da vitória para avançar, após um empate em 1 a 1 no primeiro jogo. Com a segunda melhor campanha da competição, o time do bairro Nove de Julho se lançou ao ataque, buscando superar o atual campeão. A equipe do Redentor, por sua vez, tentava defender o título.
Em um jogo marcado por polêmicas de arbitragem, o Comercial abriu vantagem no placar com 1 a 0, e assim se manteve até o apito final. Com a vitória, o Comercial avançou e chega como um dos favoritos na busca pelo título.

As semifinais prometem grandes clássicos no futebol amador bauruense. De um lado, teremos Beija-Flor e Independência, duas das maiores torcidas e mais apaixonadas da cidade. Já na outra ponta, Comercial e Oriente, que prometem fazer um clássico disputado por serem de bairros vizinhos, onde a rivalidade certamente aquecerá o confronto. As semifinais estão marcadas para os dias 17 e 24 de novembro, no estádio Luiz Edmundo Coube, no Jardim Araruna. A expectativa é de grande público nos dois dias para essa grande festa do esporte na cidade.