28 de novembro de 2024
PROJETO

Ju vai contar histórias africanas em Bariri


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Jussara Vicente é atriz e também arte-educadora. Com entrada gratuita, projeto destaca a importância da herança quilombola e a tradição da contação de histórias

Nesta segunda-feira (11), o projeto "Ju Conta Histórias - Contos Africanos" chega a Bariri, trazendo um evento cultural com entrada gratuita. A iniciativa busca resgatar, valorizar e difundir a rica tradição oral dos contos africanos e a cultura dos quilombos, elementos essenciais para a preservação da identidade e da memória cultural afro-brasileira. A apresentação acontecerá a partir das 9h30 na Associação EducArte, localizada na Rua José Bonifácio, 150, Jardim Umuarama.

Com produção executiva da Ativaz Produções e apoio da Lei Paulo Gustavo do Estado, o projeto é uma jornada itinerante que passará por cinco cidades do interior e litoral de São Paulo ao longo de novembro. Além de Bariri, as apresentações ocorrem em Salto de Pirapora (5), Cananéia (7), Iporanga (8) e Brotas (14).

A atriz e arte-educadora Jussara Vicente será a responsável por conduzir as apresentações, trazendo à vida histórias envolventes e significativas. O público será convidado a se encantar com três contos fascinantes: "Jabulani e o Leão", "O Coração do Baobá" e "O Macaco e o Hipopótamo".

Após a encenação, a Roda de Conversa dos Anciões proporcionará um momento crucial, em que um membro quilombola assumirá uma posição central, criando uma ponte entre as narrativas e as vivências de seu povo. Este espaço aberto para perguntas permitirá uma interação enriquecedora e educativa, reforçando a conexão entre passado, presente e futuro.

Para mais informações, acesse os perfis @ativazproducoes e @jucontosafricanos no Instagram.

Artista

Jussara Vicente é uma artista multifacetada com uma carreira sólida nas artes cênicas, destacando-se no teatro, contação de histórias e arte-educação. Formada por renomados atores, ela já atuou em intervenções teatrais em empresas e prefeituras, além de se apresentar em escolas, praças e importantes palcos como o Centro Cultural São Paulo e o Teatro Sérgio Cardoso. Jussara também dedicou dois anos como Contadora de Histórias no Hospital Santa Marcelina e ministrou oficinas de teatro e contação de histórias.