04 de janeiro de 2025
RECEITA

Lasanha de berinjela

Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min

 

Ingredientes 

A lasanha talvez seja o prato de origem italiana mais consumido no Brasil, depois da macarronada. A receita clássica tem por base as tiras largas de massa que sustentam recheio (em geral carne moída) e molho (muito comum o de tomates). Mas há variações de recheio, como presunto e frango desfiado, e de molho, como branco e rosé. A muçarela e o parmesão são imprescindíveis.

Como a criatividade distingue a culinária em qualquer cultura, os veganos criaram a lasanha com legumes, especialmente dois, berinjela e abobrinha. Os que vêm optando por dietas vegetarianas aderiram. E a lasanha de berinjela tornou-se item frequente nos restaurantes. Ela é a nossa sugestão de hoje. O sabor é ótimo, especialmente se o molho vermelho for do tipo caseiro: fácil de fazer, econômico e sem qualquer traço de aditivos químicos encontrados nos industrializados.

Escolha berinjelas firmes e brilhantes. Lave, seque, retire o cabo e a ponta, descasque. Firme na horizontal em tábua de madeira e com faca afiada retire fatias finas, de 1 cm no máximo. Distribua-as em assadeira, salpique sal dos dois lados, deixe descansar por 30 minutos. Esse é o processo mais conhecido para desidratá-las e extrair o gosto amargo. Enquanto as berinjelas descansam, prepare o molho. Higienize os tomates, retire os cabos, corte em pedaços pequenos. Coloque no liquidificador e junte sal, pimenta, alho, cebola, azeite e água. Bata por dois minutos e transfira para uma panela pequena.  Ao levantar fervura baixe a chama e deixe apurar por vinte minutos.

Esprema as fatias de berinjela para retirar o líquido formado. Passe por água corrente e seque com papel toalha. Monte a lasanha. Espalhe um pouco do molho no fundo de um refratário. Passe as fatias de berinjela pelo molho ainda fervente: basta um minuto. Faça isso aos poucos. Coloque uma camada de berinjela, outra de molho, a terceira de muçarela.  Repita a operação e termine com muçarela. Cubra tudo com o restante do molho, salpique o parmesão ralado e leve ao forno já aquecido por quinze minutos. Espere gratinar e sirva.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras.