27 de dezembro de 2024
MATÉRIA ATUALIZADA

Chuva arrasta motociclistas, alaga vias e impacta trânsito; VÍDEO

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Instagram/Bauruzão Mil Grau/Reprodução
Motociclistas foram arrastados na altura dos Correios, na Nações

A forte chuva registrada no início da tarde desta sexta-feira (8) em Bauru voltou a alagar a avenida Nações Unidas, onde dois motociclistas foram arrastados pela enxurrada e duas adolescentes ficaram ilhadas no canteiro central, na altura da quadra 16, onde há uma agência dos Correios. Segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), foram 32,3 milímetros de precipitação, concentrados especialmente entre 12h45 e 14h.

Como os ventos não ultrapassaram os 20 quilômetros por hora, não houve registro de queda de árvores, segundo a Defesa Civil. O órgão informou ainda que os dois motociclistas conseguiram escapar da correnteza e passam bem, assim como as jovens, que chegaram a pedir socorro ao Corpo de Bombeiros, mas deixaram o local após o nível da água abaixar. Uma motocicleta foi levada pela enxurrada avenida abaixo.

Desta vez, o grande volume de chuva fez o Rio Bauru transbordar. Vários pontos crônicos da cidade em dias de temporal voltaram a inundar, deixando o trânsito bastante lento. Nas avenidas Daniel Pacífico, sob a linha férrea, e Alfredo Maia, na quadra 1, obstruídas por alagamentos, motoristas foram flagrados dando ré em seus veículos ou fazendo retorno por cima do canteiro central.

'Rio'

A avenida Nações Unidas voltou a ser transformada em rio e a força da correnteza inviabilizou o trânsito principalmente a partir do viaduto da avenida Duque de Caxias. Motociclistas que insistiram em permanecer na via foram derrubados e arrastados pela água.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Ryal Dias, obras que a Secretaria Municipal de Administrações Regionais (Sear) realizava no canteiro central da Nações, na altura da quadra 17, foram parcialmente destruídas. Uma grande quantidade de terra ficou acumulada na via, sob o viaduto da antiga Fepasa, provocando o entupimento do bueiro existente no local. Maquinários da Secretaria Municipal de Obras foram utilizados para limpar e liberar o trecho para o tráfego.

Da mesma forma, houve registro de alagamento na avenida Comendador José da Silva Martha, na altura da linha férrea, e na Praça Primaz Chujiro Otake (Praça do Relógio). Em alguns bairros, casas foram invadidas pela água. Não houve registro de feridos.

Previsão do tempo

Após uma semana chuvosa, as precipitações darão uma trégua em Bauru a partir deste fim de semana. Segundo o IPMet, o tempopode permanecer instável nas primeiras horas deste sábado (9), mas, com o deslocamento da frente friaem direção ao Rio de Janeiro, as chuvas diminuem sobre o Estado de São Paulo e as temperaturas máximas começam a subir, chegando a 27 graus. Já entre domingo e segunda-feira, o tempo ficará estável com céu parcialmente nublado a poucas nuvens, sem previsão de precipitações. As temperaturas variam entre 16 e 29 graus no domingo e 16 e 32 graus na segunda.