04 de janeiro de 2025
PAULISTÃO 2025

Goleiro Fernando Henrique, ex-Flu, é primeiro reforço do Noroeste

Por | Da redação
| Tempo de leitura: 2 min
Agência Desco/Noroeste
Fernando Henrique é destro e tem 1,89 metro de altura. Ele foi revelado pelo técnico Elias de Souza, o Gererê, na equipe da Associação Atlética Bauruense

Chegou a hora de voltar para casa! Famoso nacionalmente por sua carreira de sucesso, o goleiro Fernando Henrique, nascido em Bauru e revelado nos campos distritais do município, é o primeiro reforço anunciado pelo Esporte Clube Noroeste para o Paulistão Sicredi 2025. Aos 40 anos, ele destaca que não poderia ficar sem atuar no clube de sua cidade. Energia e disposição não faltam ao atleta, que já disputou 34 partidas como titular somente este ano, defendendo o Mixto-MT, na Série D do Brasileiro, e o XV de Piracicaba na Série A2, sendo eleito o melhor goleiro de 2024. Ele se apresentará no Estádio Alfredo de Castilho na tarde desta segunda-feira (11).

Fernando Henrique é destro e tem 1,89 metro de altura. Ele foi revelado pelo técnico Elias de Souza, o Gererê (falecido em 2019), na equipe da Associação Atlética Bauruense. O jovem despertou o interesse da base do Santos e, depois, do Fluminense, onde ganhou ascensão ao profissional, se tornou ídolo, chegou à Seleção Brasileira e teve glórias na carreira.

MÃOS DO ACESSO
Fernando Henrique não subiu com o XV em 2024, mas foi fundamental para o acesso do Noroeste. Isso porque o Norusca goleou o Taubaté no dia 16 de março por 5 a 1, pela última rodada da fase de classificação da Série A2, mas precisava do saldo de gols para avançar às quartas de final na oitava posição. Para isso, era necessário torcer para que o Rio Claro não fizesse mais gols no XV. Enquanto em Bauru havia sido feito o dever de casa, simultaneamente em Piracicaba, sem saber, ou sabendo, por coincidência, destino ou um toque divino, as defesas de Fernando Henrique nos acréscimos foram fundamentais e contribuíram diretamente para a classificação do Noroeste ao mata-mata, que mais tarde foi coroada com o retorno da Locomotiva Vermelha à elite.

"Meu time (Noroeste) de coração, da minha cidade, da minha família e dos meus amigos. Fiquei muito contente na época por ter ajudado a classificar o próprio XV, meu clube, claro, mas também em colaborar com o Norusca fazendo o que sei fazer de melhor", recorda o goleiro.

CARREIRA
No Tricolor das Laranjeiras, ele foi campeão do Campeonato Carioca (em 2002 e 2005), da Copa do Brasil (2007), do Campeonato Brasileiro (2010) e foi vice-campeão da Copa Libertadores da América (2008). Nesta edição, ele foi eleito o melhor goleiro. Pelo Flu, foram 264 partidas como titular.

Com a camisa verde e amarela, ele foi convocado para defender a Seleção Brasileira de base 26 vezes. Jogou o Mundial Sub-20 em 2003 e foi campeão. Em 2004, foi chamado para o amistoso da Seleção Principal com o Haiti, no Jogo da Paz, no Haiti, com Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e companhia. Fernando Henrique substituiu Júlio César e jogou no segundo tempo.

Em 2011, foi para o Ceará e ajudou no tricampeonato cearense seguido (em sua segunda passagem foi novamente campeão estadual). Por lá atuou em mais de 100 partidas.

Fernando Henrique também jogou no América-RN, Portuguesa, Remo, Santo André, Brasiliense e Oeste.