04 de janeiro de 2025
ATITUDE

Para o dia que não nasce feliz...


| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução

Tem dia que dá tudo errado. E logo surge aquele pensamento na cabeça: era melhor nem ter saído da cama. Sem falar quando o amanhecer já vem acompanhado pelas preocupações com as tarefas e compromissos que vêm pela frente.

A boa notícia é que, com medidas simples, dá para tornar esses dias mais suaves, segundo reportagem do The New York Times.

Uma das dicas é analisar o problema que está fazendo o dia ser ruim. Então, se teve uma interação desagradável com alguém, por exemplo, Michael Lee, professor de comunicação, indica refletir sobre algumas perguntas, como: isso realmente é sobre mim ou é sobre eles? Quanta importância dou às palavras deles? Essa pessoa conhece meu verdadeiro caráter? Qual é a história que criei em torno do que aconteceu? Lee explica que colocar uma experiência em contexto e analisar seus sentimentos pode diminuir o estresse.

Outra sugestão para resgatar o dia é tentar o que Susan Albers, psicóloga clínica da Clínica Cleveland, nos EUA, chama de "mudança sensorial".

Ou seja: tomar um banho quente, trocar de roupa, acender uma vela aromática ou preparar uma xícara de chá aromático. Isso porque cheiros, texturas e temperaturas diferentes podem ajudar a redefinir o foco, distraindo a atenção.

Fazer uma atividade física também é uma boa pedida, já que libera substâncias químicas que melhoram o humor, reduz a ansiedade e pode ajudar a esquecer os problemas.

Albers recomenda pelo menos 20 minutos de exercício, mas qualquer atividade funciona, mesmo que seja apenas passear com o cachorro.

Vale ainda dar pequenas recompensas para si mesmo durante aqueles dias que não são dos melhores.

De acordo com Annegret Falkner, professora assistente de Neurociência no Instituto de Neurociência de Princeton, nos EUA, a tática pode fazer com que os momentos difíceis sejam menos estressantes.

Pensar no que acalma e ouvir uma música

Annegret Falkner descobriu os benefícios das pequenas recompensas em dias ruins ao estudar estresse e resiliência em camundongos. A especialista, aliás, recorre a essa tática quando enfrenta um obstáculo - o recurso dela é ligar para um ente querido ou dar uma caminhada para tomar um café. Então, se o dia desandar cedo, Falkner aconselha: encontre pequenas estratégias para melhorar sua vida enquanto o estresse acontece.

Montar um kit de primeiros socorros emocionais é mais uma dica para suavizar os dias difíceis. Susan Albers orienta a pensar no que acalma para já estar preparado para futuros dias ruins.

Tem quem crie uma "playlist de serotonina", para dar um impulso instantâneo. A estratégia faz sentido, já que foi comprovado que a música melhora o humor. Basta separar aquelas canções que elevam o astral.

Há ainda aqueles que guardam e-mails positivos e prints de mensagens de amigos e parentes. Tudo para ser consultado nos momentos difíceis.