O escritório do Sebrae-SP em Bauru celebrou, em outubro, 33 anos de atuação na região. Ao longo dessas três décadas, tem se dedicado a promover o desenvolvimento e a melhoria do ambiente empresarial local, oferecendo programas e soluções voltadas ao estímulo do empreendedorismo e à criação de políticas públicas de apoio às micro e pequenas empresas nos 37 municípios da região de Bauru, destaca a entidade.
Desde 1991, o Sebrae-SP acompanhou as mudanças do mercado e vem atuando como parceiro estratégico do empreendedor que deseja abrir um negócio, desenvolvendo suas competências pessoais por meio de orientações e cursos em planejamento e formalização do negócio, em gestão financeira, administração de pessoal, além de estratégias de marketing e vendas.
Junto aos municípios, firmou parcerias, por meio do Sebrae Aqui, para levar serviços e programas de capacitações com foco no empreendedorismo, bem como incentivar a educação empreendedora, incorporando-a na grade de ensino.
Com mais de quatorze anos de experiência no comércio de peças, acessórios e motocicletas, além de prestar serviços de manutenção para motocicletas e quadriciclos, Marcos Ravassolli, sócio proprietário da Stok Motopeças em Igaraçu do Tietê, compartilha o desafio de manter o negócio competitivo ao longo do tempo. A loja, que começou com apenas três colaboradores, atualmente conta com uma equipe de nove pessoas.
"As mudanças na gestão da empresa são visíveis após as orientações que recebi", ressalta. Ele observa que, a cada curso, percebeu a necessidade de aprimorar sua atuação na empresa. Marcos também destaca sua intenção de continuar investindo em conhecimento sobre gestão pessoal e técnicas de vendas.
Wilson Nishimura, gerente regional do Sebrae-SP, enfatiza a importância da rede de parceiros que ajudam a trilhar a trajetória do Sebrae-SP e a construir a história de muitas empresas nas três décadas de atuação do escritório regional em Bauru. Entre eles, sindicatos de classes, associações e entidades empresariais da indústria, comércio e serviços, agronegócio, além de prefeituras, instituições financeiras, organizações da sociedade civil, grandes empresas, presentes nos 37 municípios atendidos pela regional Bauru.
Até o momento, cerca de 72 mil atendimentos foram realizados nos 37 municípios da região de Bauru, incluindo os atendimentos nos postos presenciais ou por canais digitais, somente no ano de 2024.