Com sua popularidade em baixa e gestão desacreditada, Lula montou seu circo convocando os governadores para apresentar ao País um plano nacional de segurança pública. E ainda usa um nome orgulho dos brasileiros como o SUS, para esse plano.
Mesmo porque o PT, em 16 anos de Planalto (2003 a 2010 e 2023 a 2024) com Lula e Dilma, jamais em tempo algum se preocupou com a redução da violência urbana no País.
Mas assim, como mudou o nome do Bolsa Escola de FHC (que o PT na época não votou a favor, mas em 2003 mudou o nome para Bolsa Família, para dizer que era seu), agora dá o nome deste plano de SUS da Segurança.
E, como tudo é efeito nas coxas, o Planalto não promoveu de forma antecipada amplo debate com especialistas da área, e menos ainda com os Estados.
Mas, goela abaixo, quis impor uma PEC prontinha aos governadores. Que, como esperado, esses governadores, com muita razão, resistem a esse projeto.
Mesmo porque o Planalto, pelo que apresentou, deseja tirar autonomia constitucional de segurança pública dos entes federativos.
E, não por outra razão, está fadado a ser engavetado porque governadores não aceitam esse circo sem lona montado pelo governo...