06 de janeiro de 2025
COLUNISTA

01 de novembro:  Dia Mundial do Veganismo

Por Mariana Fraga Zwicker  |
| Tempo de leitura: 2 min
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

A Coluna Animal dessa semana celebra o dia Mundial do Veganismo, comemorado em 01 de novembro. Essa data foi instituída pela Sociedade Vegana e referendada pela Assembleia Geral da ONU em 1994. Tem como objetivo popularizar os ideais do veganismo, que defende uma alimentação baseada em plantas e o fim da exploração animal.

Veganismo não é uma dieta, é um modo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer finalidade. As pessoas veganas além de não consumirem carne de origem animal, também não se alimentam de nada de origem animal. A restrição vai além da alimentação e também passa por cosméticos, roupas e opções de entretenimento que exploram animais, como rodeios, vaquejadas, circos e parques aquáticos com apresentação de animais.

Esse dia também é uma data para pensar na crise ambiental e para repensar hábitos e refletir sobre o impacto que a produção animal causa no planeta, nos animais e na saúde humana, Além de ser uma escolha ética em relação aos animais, o veganismo tem benefícios diretos para o meio ambiente e a saúde humana.

A redução do consumo de produtos de origem animal diminui a pegada ecológica, já que a pecuária industrial é uma das maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa e pela degradação dos recursos naturais. Estudos também apontam que uma alimentação vegana pode prevenir doenças crônicas e melhoram a qualidade de vida.  (A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia o impacto do consumo sobre os recursos naturais. A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade, de uma empresa ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos.)

Algumas celebridades da tv, música e cinema são ativistas veganos; Xuxa, Natalie Portman, Jared Leto, Kate Winslet, Joaquin Phoenix, Luisa Mell, Peter Dinklage, Lewis Hamilton são alguns nomes que divulgam muito bem o veganismo,

Neste dia Mundial do Veganismo reflita sobre o impacto das suas escolhas e se sentir que é o momento, de o primeiro passo em direção a uma estilo de vida mais sustentável e sem exploração animal.