01 de novembro de 2024
SEM DINHEIRO

Sem dinheiro, prefeituras do Vale cortam despesas e até o Natal

Jacareí
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Sem Natal em Guararema

Com a eleição já no passado, prefeituras de cidades do Vale do Paraíba voltaram o foco às contas públicas. E o que se viu, em pelo menos duas delas, é a escassez. Com a falta de dinheiro no caixa, os municípios anunciaram nos últimos dias cortes que atingem em cheio moradores das localidades.

Em Jacareí, a Prefeitura reduziu drasticamente os atendimentos não essenciais e diminuiu a carga de trabalho dos servidores. A falta de repasses à empresa responsável pelo transporte público também resultou em uma paralisação dos funcionários. Em Guararema, o município cancelou a realização do tradicional evento natalino, e as luzes não se acenderão este ano. O evento do ano passado atraiu mais de 700 mil visitantes e movimentou a economia local.

Na segunda-feira (28), a Prefeitura de Guararema comunicou, por meio das redes sociais, o cancelamento do evento "Guararema Cidade Natal". A decisão foi motivada pela necessidade de redirecionar recursos para prioridades municipais. O investimento que seria utilizado para o evento será alocado em ações essenciais, como a conclusão de obras na área da Saúde e um repasse de mais de R$ 5 milhões para a Santa Casa de Misericórdia de Guararema, destinado a cobrir despesas médicas entre outubro e dezembro, através de um contrato de subvenção.

Em nota, a Prefeitura enfatizou seu compromisso com os munícipes e comerciantes envolvidos no “Guararema Cidade Natal”, ressaltando que a prioridade é o bem-estar e a qualidade de vida da população, com foco em melhorias contínuas no município.

Em Jacareí, um decreto do prefeito Izaias Santana (PSDB) resultou em uma redução no atendimento nos prédios da Prefeitura. Os novos horários para os setores de atendimento ao público são os seguintes:

•    Das 8h às 12h: Procon, PAT, Sala do Empreendedor, Banco do Povo, Fundação Pró-Lar.
•    Das 8h às 14h: CRAS, CREAS, CAD Único, Casa Viva Vida.

Além da diminuição no atendimento, na quinta-feira, funcionários da JTU, empresa responsável pelo transporte público, paralisaram suas atividades por mais de 10 horas, alegando falta de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A empresa justificou a paralisação com a falta de repasses. Em nota, a Prefeitura de Jacareí declarou que, diante de uma situação fiscal cada vez mais desafiadora, fez parte do repasse do subsídio à empresa JTU. "A empresa, sendo privada, cobre a maior parte dos custos dos serviços por meio da tarifa paga pelos usuários. O repasse parcial do subsídio pela Prefeitura não deve ser usado como justificativa para atrasar o pagamento dos trabalhadores", informou a Prefeitura.