Pirajuí - Hackers invadiram o sistema da Prefeitura de Pirajuí (58 quilômetros de Bauru) nesta quarta-feira (30), impedindo acesso a serviços online, e deixaram mensagem pedindo R$ 1 milhão para desbloquear os dados. Técnicos da administração atuam para tentar restabelecer o funcionamento do sistema e um boletim de ocorrência (BO) foi registrado visando à identificação dos autores do ataque.
De acordo com o registro policial, durante a tarde, servidores que usam computadores reclamaram que os sistemas não estavam funcionando. O técnico em informática responsável tentou acessar o servidor central, porém, o equipamento estava sem conexão.
A empresa terceirizada que opera o sistema do Executivo foi acionada e, de maneira remota, relatou que hackers haviam invadido o programa e que todos os arquivos estavam criptografados, sem possibilidade de acesso a sistemas de uso interno e externo.
Os invasores deixaram um arquivo de texto informando que fazem parte do "grupo Ransomhub" e que os arquivos estão todos criptografados. No documento, eles dão orientações para o desbloqueio através de um navegador e exigem resgate de R$ 1 milhão.
Entre os serviços afetados pelo ataque, estão aqueles ligados aos setores de finanças, compras, tributação, RH, saúde, educação e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), como o Portal da Transparência, nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-E) e holerite.
Pelo Facebook, a Prefeitura de Pirajuí disse que equipes técnicas e especialistas em segurança digital "estão atuando de maneira prioritária para conter os danos e restabelecer o funcionamento dos serviços o mais breve possível", sem dar previsão de retorno.
Em nota, a administração municipal informou que, 15 minutos antes da ação do hacker, havia sido feito um backup do sistema, como já é de rotina. "Estima-se que, até segunda-feira (4), já estaremos com todo o sistema estabilizado e recuperado", declarou.