31 de outubro de 2024
PROBLEMA

Agora: Jacareí pode ficar sem transporte público nesta quinta

Por Leandro Vaz | Jacareí
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Jacareí pode ficar sem ônibus nesta quinta

Jacareí pode ficar sem transporte público nesta quinta-feira (31), após o Sindicato dos Condutores anunciar uma possível paralisação em função do atraso no pagamento dos funcionários da JTU (Jacareí Transporte Urbano). Ronaldo Costa, presidente do sindicato, informou que o atraso no pagamento foi comunicado pela empresa, que alega dificuldades financeiras devido ao não recebimento de subsídios da Prefeitura. "Os trabalhadores não podem ficar sem receber, e quem sofre com isso é o trabalhador", declarou Ronaldo em vídeo nas redes sociais.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Jacareí disse que iria apurar o problema.

Além do transporte público, a coleta de lixo também pode ser afetada. Ronaldo informou que há um risco de que o ticket-alimentação dos trabalhadores da coleta, com vencimento previsto para esta quinta-feira, não seja pago. "Na sexta-feira, podemos amanhecer sem coleta de lixo", afirmou.

A Prefeitura de Jacareí anunciou nesta quarta-feira (30) que vive um momento complicado na questão financeira. Na próxima sexta-feira (1), uma severa medida econômica será implantada com a redução da jornada de trabalho de parte dos servidores.

“A Prefeitura de Jacareí informa que, diante de uma situação fiscal cada vez mais desafiadora para os municípios, adotou medidas temporárias de ajuste financeiro para garantir a continuidade dos serviços essenciais de Saúde, Educação, Transporte e Zeladoria. O decreto com todas as informações foi publicado no último Boletim Oficial, de sexta-feira (25). Desde o ano passado, o Tribunal de Contas e as Prefeituras têm alertado que os gastos com custeio nas áreas da Saúde e Educação não têm acompanhado os repasses federais, sufocando a capacidade de investimento dos municípios, que chegaram a ter 95% da receita comprometida. Em 2024, a situação é ainda mais preocupante, com o risco de ultrapassagem das receitas totais. Trata-se de um problema que afeta todos os municípios, principalmente da região sudeste do Brasil. Em Jacareí, por exemplo, a redução dos repasses federais resultou em uma perda de aproximadamente R$ 10 milhões em receitas destinadas à alimentação escolar”, disse a nota.