O projeto Livro dos Sonhos, que alcança também as cidades de Assis, Ourinhos e Tupã, trouxe a Araçatuba oficinas de leitura e escrita criativa, além de implementar bibliotecas completas e equipamentos em escolas e oferecer acesso gratuito a exames oftalmológicos e à confecção de óculos para as crianças inscritas.
A Emeb Francisca de Arruda Fernandes, no bairro Santana, sediou o atendimento a 80 crianças, incluindo alunos do 5º ano e estudantes de outras unidades, em uma ação realizada pela empresa Odontologia Móvel e pela Ótica Diniz, parceiras do projeto Livro dos Sonhos.
Idealizado pela Return Projects - Solução em Responsabilidade Social, o projeto conta com patrocínio da Valtra, empresa de tecnologia e equipamentos para o agronegócio, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura - Governo Federal.
Thaisa Carllote, coordenadora pedagógica da Emeb Francisca, destaca a importância do projeto para a Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba. “Após as consultas, cada criança pôde escolher gratuitamente o modelo de seus óculos, que serão fundamentais para melhorar suas vidas. Além disso, nossos alunos participarão da confecção de um livro, que será publicado e distribuído ao final do projeto.”
“A empresa Valtra também nos forneceu materiais e armários para nossa nova biblioteca, que está em fase de montagem, proporcionando um imenso presente à nossa comunidade”, acrescenta a coordenadora.
“Para que as crianças leiam e escrevam bem, precisam enxergar bem, e é aí que nós entramos”, afirma o doutor João Gama, médico oftalmologista da Oftalmologia Móvel. “Prestamos um atendimento completo, com tecnologia avançada e equipamentos para exames como o de refração (grau), biomicroscopia (parte anterior do olho), fundo de olho, retinografia e pressão intraocular.”
Em parceria com a Idealize, a Return Projects organiza o Livro dos Sonhos, um projeto ambicioso com a missão de promover o acesso à educação de qualidade e combater a desigualdade social no Brasil.
O projeto implementará bibliotecas completas em quatro instituições, com acervos diversificados, notebooks para acesso à tecnologia e um espaço acolhedor que estimula a imaginação e o aprendizado. “Imagine um espaço onde crianças podem sonhar, criar e se ver como protagonistas de suas histórias.”
Com um total de 400 crianças beneficiadas, o projeto inclui a capacitação de professores por meio de oficinas de formação. Serão publicadas 2 mil cópias do “Livro dos Sonhos”, distribuídas gratuitamente e integradas às bibliotecas, ampliando seu impacto para todas as crianças e membros das comunidades.